As interações entre os diferentes seres vivos na natureza são importantes, não só para os organismos que participam dessas relações ecológicas, mas também para a manutenção do equilíbrio ecológico. A esse propósito, analise as afirmações seguintes:
Item 6: ( ) O canibalismo é um tipo de relação ecológica desarmônica entre indivíduos de uma mesma espécie; ocorre, por exemplo, entre as aranhas e entre os escorpiões.
Item 7: ( ) No amensalismo ou antibiose, uma das espécies envolvidas na relação é beneficiada, já a outra nem é beneficiada nem prejudicada.
Item 8: ( ) No mutualismo, há um beneficiamento recíproco entre as espécies que participam da relação ecológica; mas essa interação não é indispensável à sobrevivência dessas espécies.
Item 9: ( ) Enquanto o comensalismo, a protocooperação e o mutualismo são interações ecológicas harmônicas, a competição e o predatismo são desarmônicas.
Item 10: ( ) Um exemplo de relação ecológica do tipo protocooperação é observado na associação entre algas e cianobactérias, a qual compõe os liquens.
3- Peixes leões das espécies Pteroisvolitans e P. miles são nativos do Indo-Pacífico. Esses peixes, no entanto, foram introduzidos no Atlântico Ocidental, na costa dos Estados Unidos. A partir dessa introdução, diversos registros têm sido feitos em localidades mais ao sul da Flórida, como Caribe e, mais recentemente, litoral sudeste do Brasil. Nessas áreas, tais peixes são considerados espécies exóticas invasoras.
Com relação a essas espécies de peixes e à invasão das novas áreas, julgue os itens.
Item 11: ( ) essas espécies são endêmicas apenas de suas áreas de origem.
Item 12: ( ) as populações dessas espécies são reguladas pela ação de predadores locais.
Item 13: ( ) espécies invasoras são consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies.
Item 14: ( ) representam uma séria ameaça à biodiversidade local por serem parasitas e competidoras eficientes.
Item 15: ( ) a invasão se dá em função do estabelecimento de relações desarmônicas com outras espécies da comunidade.