As lágrimas de Potira
Lenda indígena
Quando Potira chegou à idade do casamento, Itagibá adquiriu sua condição de guerreiro. [...] E Potira e Itagibá se uniram com muita festa.
Um dia, no entanto, o território da tribo foi invadido por vizinhos cobiçosos, devido à abundante caça que ali havia, e Itagibá teve que partir com os outros homens para a guerra.
Potira ficou contemplando as canoas que desciam rio abaixo, levando sua gente em armas, sem saber exatamente o que sentia, além da tristeza de se separar de seu amado por um tempo não previsto. [...]
Mas todas as tardes ia sentar-se à beira do rio, numa espera paciente e calma. Alheia aos afazeres de suas irmãs e à algazarra constante das crianças, ficava atenta, querendo ouvir o som de um remo batendo na água e ver uma canoa despontar na curva do rio, trazendo de volta seu amado.
[...] Até que o canto da araponga ressoou na floresta, desta vez não para anunciar a chuva, mas para prenunciar que Itagibá não voltaria, pois tinha morrido na batalha.
E pela primeira vez Potira chorou. [...], ficou à beira do rio para o resto de sua vida, soluçando tristemente. [...]
Dizem que Tupã, condoído com tanto sofrimento, transformou suas lágrimas em diamantes, para perpetuar a lembrança daquele amor.
Fonte: Alfabetização: livro do aluno/Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2. P. 119-120. (Adaptado).
Obrigatória
Nota:
1
Observe os acontecimentos da lenda.
I. Potira sentava-se à beira do rio todas as tardes querendo ouvir o som de um remo batendo na água.
II. O canto da araponga ressoou na floresta para prenunciar que Itagibá tinha morrido na batalha e, por isso, não voltaria.
III. Itagibá teve que partir com os outros homens para a guerra porque o território da tribo foi invadido por vizinhos cobiçosos.
IV. Potira chorou à beira do rio e Tupã transformou suas lágrimas em diamantes para perpetuar a lembrança do amor entre ela e Itagibá.
Assinale a alternativa que ordena corretamente os acontecimentos.
A) I – II – III – IV.
B) III – I – II – IV.
C) III – II – I – IV.
D) IV – III – II – I.