As miofibrilas, estruturas fundamentais no músculo, são compostas por três tipos de proteínas: as proteínas contráteis, que geram força durante a contração; as proteínas reguladoras, que controlam a ativação e desativação da contração; e as proteínas estruturais, que mantêm a integridade e elasticidade das miofibrilas, bem como conectam-nas ao ambiente extracelular. Das proteínas contráteis que desempenham um papel essencial no processo de contração muscular estão a actina e a miosina (mecanismo mostrado na imagem abaixo):Acerca do mecanismo desempenhado por estas proteínas, assinale a alternativa VERDADEIRA:
Os filamentos grossos, compostos principalmente de actina, se ancoram nas linhas Z e possuem locais de ligação onde as cabeças de miosina podem se prender para permitir a contração muscular.
A contração muscular ocorre porque as cabeças de miosina se prendem e “caminham” ao longo dos filamentos finos nas duas extremidades de um sarcômero, empurrando de maneira progressiva os filamentos finos na direção da linha M.
Para que a contração muscular tenha início, deve ocorrer diminuição da concentração de Ca2+.
A miosina é a principal componente dos filamentos finos, agindo como uma proteína motora que converte energia química em força mecânica.
Os neurônios que estimulam as fibras musculares esqueléticas a se contraírem são chamados de neurônios sensitivos.
Clique para expandir o card
Clique para expandir o card