As modalidades esportivas coletivas têm como principal característica a oposição ao adversário. Para superar o adversário, as equipes utilizam diferentes sistemas ofensivos, sistemas defensivos e sistemas de transição, que podem, também, ser elaborados de acordo com aspectos técnicos individuais. Dentro desses sistemas, temos os princípios operacionais que, de acordo com Menezes, Morato e Marques (2016), caracterizam-se como mecanismos para atender aos objetivos de cada fase: a) ofensiva: manter a posse da bola, progredir em direção ao alvo e anotar o gol ou ponto; b) defensiva: recuperar a posse da bola, dificultar a progressão adversária e proteger o alvo.
Fonte: MENEZES, Rafael Pombo; MORATO, Márcio Pereira; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes. Journal of Physical Education, [s. l.], v. 27, 2016.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de esportes coletivos, analise as afirmativas a seguir:
I. O nível de complexidade e a organização da habilidade devem ser considerados para a escolha entre o método por partes ou o método pelo todo.
II. O método por partes pode ser caracterizado pelo ensino de cada uma das partes de uma habilidade incluindo aspectos relacionados aos princípios operacionais.