As normas operacionais básicas são as normas reguladoras do Sistema Único de Saúde, as quais têm força de lei e fundamentaram a construção desta grandiosa política de saúde.
Analisando os objetos de cada Norma Regulamentadora, relacione-os com o devido instrumento normativo que os contempla:
Organizou a gestão descentralizada, um dos requisitos legais para a transferência de recursos para os municípios, estabelecendo os critérios de financiamento das ações e serviços de saúde.
Atualizou os critérios de habilitação, os quais contemplam que Estados e Municípios organizem suas estruturas de controle, regulação e avaliação, visando à garantia de ações integrais e resolutivas quanto aos problemas de saúde da população.
Redefiniu o modelo de gestão do SUS, fruto do resultado das discussões e deliberações da 9ª Conferência Nacional de Saúde, com o documento Descentralização das ações e serviços de saúde – a ousadia de cumprir e fazer cumprir a lei.
Ampliou as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica, criando mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gestão do SUS e procedeu à atualização dos critérios de habilitação de Estados e Municípios.