As obras atribuídas a Homero (séc. XI a.C.), Iliada e Odisseia, narram uma visāo antiga sobre os mitos e a concepção do justo. Em meio a heróis e deuses emerge a grande civilizaçâo grega, que concebe ao mundo húmano e não humano uma unidade indissociável, pairando sobre os humanos um destino definido por deuses que andavam sobre a terra. Com base nas clássicas obras homéricas, analise as sentenças a seguir:
I- Híada canta episódios do décimo ano da guerra de Tróia, tendo como personagem central Aquiles, um semideus (herói) fitho de Peleu (rei de Tessália) e da sereia Tétis -, que com sua cólera e bravura combate Heitor, um dos mais valentes dos chefes troianos.
II- Odisseia descreve a volta de Aquiles após a queda de Troia. Passando por desgraças e triunfos, retorna Ulisses para junto de sua amada Penélope, disfarçado de mendigo.
III- O ideal de heroísmo e de nobreza é descrito de maneira diversa nas duas obras. Enquanto llíada traz um ideal de nobreza traduzida pela tradição, em que a casta resiste às mudanças, Odisseia traz uma ideia de nobreza que, embora ainda fechada, é consciente de que seus privilégios, entendendo-os como desígnios divinos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.