As pesquisas na área da surdel são profícuas ao tratar da língua de sinais, de sua aquisição e de seu uso como um sistema linguistico. Entretanto, se faz necessário buscar um "olhar" diferente ao analisar a importância da corporeidade da intérprete de Libras, na percepção dos sentidos que os interlocutores surdos produzem. Esta compreensão requer algo para além dos elementos já descritos pelos estudos sobre a gramática das Libras, pois, como afirma Merleau-Ponty (1999, p. 200), "compreender é experimentar o acordo entre aquilo que visamos e aquilo que é dado, entre a intenção e a efetuação - e o corpo é o nosso ancoradouro em um mundo".
SILVA, Ciriane Jane Casagrande da. A corporeidade da intérprete de libras na percepção dos sentidos produzida por interlocutores surdos. Revista Científica Ciência em Curso, Palhoça, SC, v. 3, n. 2, p. 125-132, jul./dez. 2014 (adaptado).
A partir do que foi lido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A linguagem de sinais não é somente uma linguagem de gestos mecânicos, mas, sobretudo, de algo mais mpleto, isto é, uma linguagem corporal em que todos os movimentos contam como comunicação.
PORQUE
A expressão corporal como um todo é capaz de traduzir com maior inteireza e fidelidade os sentimentos envolvidos naquela determinada comunicação, até corn maior profundidade se comparada à linguagem y erbal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e Il são proposições falsas.
B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a ll é uma proposição verdadeira.
c)
As asserções I e ll são proposiçôes verdadeiras, e a ll é uma justificativa da I.
D)
As asserções I e Il são proposições verdadeiras, mas a ll não é uma justificativa da |.