As plaquetas são células especializadas que circulam no sangue com características de citoplasmas anucleados em estado de repouso, e podem ter forma discoide com um diâmetro de 2 a 3 µm com volume de 7fL. As plaquetas são ativadas quando existe uma ativação da resposta a alguma sinalização e irão desempenhar diversas funções como adesão, agregação e formação do tampão hemostático. Devido ao pequeno tamanho, as plaquetas conseguem ser aderidas a superfícies estranhas ao endotélio vascular e, em consequência da sua rápida desintegração, a contagem das plaquetas é um problema para qualquer método. Portanto, são usados métodos diretos e indiretos para a realização da contagem das plaquetas.
Neste contexto, considerando os tipos de métodos para a contagem das plaquetas, qual a base dos métodos de Rees-Ecker e Brecher-Gronkite (direto) e do método de Fonio (indireto)?
a. Os métodos de Rees-Ecker e Brecher-Gronkite são baseados na diluição do sangue em câmara de Neubauer para a contagem em microscopia óptica comum ou de contraste de fase. O método indireto de Fonio é baseado no esfregaço sanguíneo, coloração e contagem em um microscópio sob imersão.
b. Os métodos de Rees-Ecker e Brecher-Gronkite são baseados na centrifugação do sangue para a obtenção da porcentagem de plaquetas presentes na amostra. O método de Fonio é possível obter valores da quantidade de plaquetas por microlitro de sangue, através da contagem global de plaquetas.
c. Os métodos de Rees-Ecker e Brecher-Gronkite são baseados na quantidade média de plaquetas encontradas durante a contagem no microscópio e o método de Fonio é baseado no esfregaço sanguíneo para a visualização em microscópio de luz em aumento de 40x.
d. Os métodos de Rees-Ecker e Brecher-Gronkite são baseados no tamanho médio das plaquetas e o método de Fonio é baseado nas reações enzimáticas para a contagem total de plaquetas.
e. Os métodos de Rees-Ecker e Brecher-Gronkite apresentam valores para a quantidade total de plaquetas. O método indireto de Fonio é realizado através da dosagem em espectrofotometria com conversão das plaquetas para visibilidade em esfregaço sanguíneo.