“As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação; absorção cutânea e ingestão. A inalação é a via mais rápida de entrada de substâncias para o interior do nosso corpo e a mais comum. Já com relação a absorção cutânea, podemos dizer que existem duas formas De as substâncias tóxicas agirem. A primeira é como tóxico localizado, em que o produto em contato com a pele, age na sua superfície provocando uma irritação primária e localizada. E a segunda forma, é como tóxico generalizado, quando a substância tóxica reage com as proteínas da pele ou mesmo penetra através dela, atinge o sangue e é distribuídas para o nosso organismo, podendo atingir vários órgãos”.
(ANTONIO, C. Relação Dose-Resposta: O Que é, Por Que É Importante Saber Sobre Isso. Emergency Livre, 2022. Disponível em: https://emergency-live.com/pt/sa%C3%BAde-e-seguran%C3%A7a/rela%C3%A7%C3%A3o-dose-resposta-o-que-%C3%A9-porque-%C3%A9-importante-saber-sobre-isso/. Acesso em: 29 jan. 2024.)
De acordo com os mecanismos de distribuição do toxicante, qual É a ordem da mais eficaz para a menos eficaz de administração?
inalatória, intravenosa e subcutânea.
intravenosa, dérmica e subcutânea.
inalatória, subcutânea e oral.
intravenosa, dérmica e oral.
intravenosa, inalatória e oral.