Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Alan

SENT BY THE APP
Estudos Gerais12/02/2024

ATIVIDADE DE REVISÃO DE FISICA SERIE - 2° ANO DISCIPLINA - F...

ATIVIDADE DE REVISÃO DE FISICA SERIE - 2° ANO DISCIPLINA - FISICA

  1. (ENEM PP 2019) Um estudante leu em um site da internet que os povos antigos determinavam a duração das estações do ano observando a variação do tamanho da sombra de uma haste vertical projetada no sol. Isso ocorria porque, se registrássemos o tamanho da menor sombra ao longo de um dia (ao meio-dia solar), essa valor varia ao longo do ano, o que permitiu aos antigos usar esse instrumento rudimentar como um calendário solar primitivo. O estudante também leu que, ao longo de um ano (sempre ao meio-dia solar): (I) a sombra é máxima no solstício de inverno; (II) a sombra é mínima no solstício de verão. O estudante, que morava em Macapá (na Linha do Equador), ficou intrigado com essas afirmações e resolveu verificar se elas eram verdadeiras em diferentes regiões do mundo. Contactou seus amigos virtuais em Salvador (Região Tropical) e Porto Alegre (Região Temperada) e pediu que eles registrassem o tamanho da menor sombra de uma haste vertical padronizada, ao longo do dia, durante um ano. Os resultados encontrados estão mostrados esquematicamente no gráfico (SV: Solstício de Verão; SI: Solstício de Inverno; E: Equinócio):

Qual(is) cidade(s) indicada(s) no texto e no gráfico contradiz(em) a afirmação II? A) Salvador. B) Porto Alegre. C) Macapá e Salvador. D) Macapá e Porto Alegre. E) Porto Alegre e Salvador 2) (ENEM - 2022) Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um buraco com diâmetro igual ao da garrafa, muito maior que o comprimento de onda da luz. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a "luz engarrafada". Que fenômeno óptico explica o funcionamento da "luz engarrafada"? A) Difração. B) Absorção. C) Polarização. D) Reflexão. E) Refração. 3) (ENEM PPL 2014) As miragens existem e podem induzir à percepção de que há água onde não existe. Elas são a manifestação de um fenômeno óptico que ocorre na atmosfera. Esse fenômeno óptico é consequência de: A) Refração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente. B) reflexão da luz ao incidir no solo quente. C) reflexão difusa da luz na superfície rugosa. D) dispersão da luz ao incidir de ar próximas do chão quente. E) difração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente. 4) Dentro as alternativas abaixo, quais são delas são princípios estudados na Óptica? I. Princípio da propagação retilínea dos raios luminosos II. Princípio da constância da velocidade da luz III. Princípio da independência dos raios luminosos IV. Princípio da reversibilidade dos raios de luminosos As alternativas corretas são: A) I, II e III. B) II, III e IV. C) I, III e IV. D) I, II e IV. E) Nenhuma das alternativas. 5) Qual das alternativas abaixo não é um fenômeno óptico? A) Frequência. B) Reflexão. C) Refração. D) Dispersão. E) Polarização.

Respota certa de acordo com a imagrem

ATIVIDADE DE REVISÃO DE FISICA
SERIE - 2° ANO
DISCIPLINA - FISICA
1) (ENEM PP 2019) Um estudante leu em um site da internet que os povos antigos determinavam a duração das estações do ano observando a variação do tamanho da sombra de uma haste vertical projetada no sol. Isso ocorria porque, se registrássemos o tamanho da menor sombra ao longo de um dia (ao meio-dia solar), essa valor varia ao longo do ano, o que permitiu aos antigos usar esse instrumento rudimentar como um calendário solar primitivo. O estudante também leu que, ao longo de um ano (sempre ao meio-dia solar): (I) a sombra é máxima no solstício de inverno; (II) a sombra é mínima no solstício de verão. O estudante, que morava em Macapá (na Linha do Equador), ficou intrigado com essas afirmações e resolveu verificar se elas eram verdadeiras em diferentes regiões do mundo. Contactou seus amigos virtuais em Salvador (Região Tropical) e Porto Alegre (Região Temperada) e pediu que eles registrassem o tamanho da menor sombra de uma haste vertical padronizada, ao longo do dia, durante um ano. Os resultados encontrados estão mostrados esquematicamente no gráfico (SV: Solstício de Verão; SI: Solstício de Inverno; E: Equinócio):

Qual(is) cidade(s) indicada(s) no texto e no gráfico contradiz(em) a afirmação II?
A) Salvador.
B) Porto Alegre.
C) Macapá e Salvador.
D) Macapá e Porto Alegre.
E) Porto Alegre e Salvador
2) (ENEM - 2022) Em 2002, um mecânico da cidade mineira de Uberaba (MG) teve uma ideia para economizar o consumo de energia elétrica e iluminar a própria casa num dia de sol. Para isso, ele utilizou garrafas plásticas PET com água e cloro, conforme ilustram as figuras. Cada garrafa foi fixada ao telhado de sua casa em um buraco com diâmetro igual ao da garrafa, muito maior que o comprimento de onda da luz. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a "luz engarrafada". Que fenômeno óptico explica o funcionamento da "luz engarrafada"?
A) Difração.
B) Absorção.
C) Polarização.
D) Reflexão.
E) Refração.
3) (ENEM PPL 2014) As miragens existem e podem induzir à percepção de que há água onde não existe. Elas são a manifestação de um fenômeno óptico que ocorre na atmosfera. Esse fenômeno óptico é consequência de:
A) Refração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.
B) reflexão da luz ao incidir no solo quente.
C) reflexão difusa da luz na superfície rugosa.
D) dispersão da luz ao incidir de ar próximas do chão quente.
E) difração da luz nas camadas de ar próximas do chão quente.
4) Dentro as alternativas abaixo, quais são delas são princípios estudados na Óptica?
I. Princípio da propagação retilínea dos raios luminosos
II. Princípio da constância da velocidade da luz
III. Princípio da independência dos raios luminosos
IV. Princípio da reversibilidade dos raios de luminosos
As alternativas corretas são:
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, III e IV.
D) I, II e IV.
E) Nenhuma das alternativas.
5) Qual das alternativas abaixo não é um fenômeno óptico?
A) Frequência.
B) Reflexão.
C) Refração.
D) Dispersão.
E) Polarização.
Send your questions through the App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee