Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Thiago

SENT BY THE APP
Estudos Gerais12/09/2024

Avaliação Final Na lógica, os argumentos são formas em que...

Avaliação Final

Na lógica, os argumentos são formas em que tanto as premissas quanto a conclusão são expressas por proposições que validam nossos conhecimentos para garantir a correção do raciocínio. À vista disso, marque a alternativa com informações CORRETAS sobre os argumentos dedutivo e indutivo:

a. O raciocínio dedutivo é uma argumentação na qual, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal. b. Um argumento indutivo é totalmente válido ou totalmente inválido por meio da análise da validade do argumento, que vai do geral para o particular. O mesmo não ocorre com o argumento dedutivo. Sua validade é graduável e se parte de casos particulares em busca de uma generalização. c. O raciocínio indutivo parte de uma lei universal, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos particulares desse conjunto. d. O raciocínio dedutivo parte de uma lei particular, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos universais desse conjunto. e. O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais, que colhem resultados de experimentações e, baseado neles, constroem um modelo geral explicativo para determinado fenômeno.

O famoso detetive Percule Hoirot foi chamado para resolver um assassinato misterioso. Ele determinou os seguintes fatos: (a)Lord Charles, o homem assassinado, foi morto com uma pancada na cabeça com um castiçal. (b)Ou Lady Camila ou a empregada Sara estavam na sala de jantar no momento do assassinato. (c)Se o cozinheiro estava na cozinha no momento do assassinato, então o açougueiro matou Lord Charles com uma dose fatal de arsênico. (d)Se Lady Camila estava na sala de jantar no momento do assassinato, então o motorista matou Lord Charles. (e)Se o cozinheiro não estava na cozinha no momento do assassinato, então Sara não estava na sala de jantar quando o assassinato ocorreu. (f)Se Sara estava na sala de jantar no momento do assassinato, então o ajudante pessoal de Lord Charles o matou. Considerando esses fatos é possível para o detetive Percule Hoirot deduzir quem matou Lorde Charles. Logo, se conclui que:

a. o açougueiro matou Lord Charles. b. o motorista matou Lord Charles. c. o ajudante pessoal de Lord Charles o matou. d. Lady Camila matou Lord Charles. e. o cozinheiro matou Lord Charles.

Nem sempre será possível construir tabelas verdade, por isso existem as chamadas regras de inferência. Esses princípios funcionam como blocos, que são úteis para elaborar formas de argumentos válidos. Nesse sentido, é CORRETO dizer que, em silogismos condicionais, o modo de se provar pela afirmação é chamado:

a. Condicional aditiva. b. Condicional afirmativa. c. Modus tollens. d. Proposição. e. Modus ponens.

A lógica contribui para o estudo das formas de raciocínio; e existe um conjunto de regras que possibilita a realização de inferências e deduções sobre um conjunto de premissas chamado cálculo proposicional. Nesse sentido, considerando as informações sobre operações lógicas e tabela verdade, avalie as seguintes asserções: I–O sistema dicotômico, ou sistema bivalente, que equivale aos dois estados de verdade úteis para caracterizar algumas situações. Eles são mutuamente excludentes, ou seja, a ocorrência de um estado exclui a existência do outro (ou é verdade ou é falso). II–Alencar Filho (2008) define ‘proposição’ como um conjunto de palavras ou símbolos que expressa um pensamento de sentido completo. Logo, as proposições afirmam fatos ou exprimem juízos que formamos de determinadas entidades. III–No cálculo proposicional se utiliza a chamada tabela verdade, em que se localizam todas as possibilidades para valores lógicos das proposições, assim como o resultado da operação utilizada. Sobre as informações das asserções acima, é CORRETO afirmar que:

a. Todas as asserções estão corretas. b. Todas as asserções estão erradas. c. Apenas I e III estão corretas. d. Apenas II e III estão corretas. e. Apenas I e II estão corretas.

Com base nos conceitos de Tautologias, Contradições e Contingências analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ovoA tautologia é aplicada a toda proposição composta cuja última coluna da tabela verdade é composta exclusivamente de valores lógicos verdadeiros. ovoDenomina-se contradição toda proposição composta na qual a última coluna da tabela verdade é inteiramente composta de valores lógicos falsos, independentemente dos valores das proposições simples. ovoO conceito de contingência é aplicado a toda proposição composta em que na última coluna da tabela verdade ocorrem valores lógicos verdadeiros e falsos pelo menos uma vez cada. Em suma, trata-se de uma proposição que não é nem tautologia nem contradição. Após avaliar as asserções acima, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

a. F, F, V. b. V, V, F. c. F, V, V. d. V, F, V. e. V, V, V.

Um argumento da lógica proposicional é formado por premissas (P1, P2, ... , Pn) e uma conclusão (Q). Um argumento é válido quando P1 ^ P2 ^... ^ Pn→Q é uma tautologia. Nesse caso, diz-se que a conclusão Q pode ser deduzida logicamente de P1 ^ P2 ^... ^ Pn. Alguns argumentos, chamados fundamentais, são usados correntemente em lógica proposicional para fazer inferências e, portanto, são também conhecidos como Regras de Inferência. Seja o seguinte argumento da Lógica Proposicional: Premissa 1: SE Ana é mais velha que João, ENTÃO Ana cuida de João. Premissa 2: SE Ana cuida de João, ENTÃO os pais de João viajam para o exterior. Conclusão: SE Ana é mais velha que João, ENTÃO os pais de João viajam para o exterior. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desse argumento:

a. Silogismo Hipotético. b. Dilema Construtivo. c. Modus Ponens. d. Contrapositivo. e. Modus Tollens.

Pode se dizer que duas proposições lógicas são EQUIVALENTES quando os resultados em suas tabelas verdade são iguais. Dessa forma, considerando dois operadores lógicos distintos A e B, marque a alternativa que representa CORRETAMENTE uma equivalência:

a. (A + B)'= (A)' + (B)' b. (A . B)'= (A)' + (B)' c. (A . B)'= (A)' . (B)' d. (B . A)'= (B) . (A) e. (A . B)'= (A) + (B)

Considere a sentença:“Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas”. Considerando que essa sentença é falsa, é CORRETO concluir que:

a. “Todo estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”. b. “Nenhum estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas”. c. “Algum estudante que não gosta de Matemática gosta de Ciências Biológicas”. d. “Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”. e. “Todo estudante que não gosta de Matemática gosta de Ciências Biológicas”.

O desenvolvimento do pensamento científico foi baseado em diferentes métodos. Entre eles, destacam-se os métodos indutivo e dedutivo. Uma característica que comum a ambos os métodos é fundamentar-se em premissas. Sobre as premissas de cada método, assinale a alternativa CORRETA:

a. No método dedutivo, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. b. No método dedutivo, a informação contida na conclusão não estava, nem implicitamente, nas premissas. c. No método indutivo, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. d. No método dedutivo, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. e. No método indutivo toda a informação contida na conclusão já estava, mesmo que implicitamente, nas premissas.

O cálculo realizado com proposições recebe o nome de cálculo proposicional e é semelhante à aritmética. À vista disso, avalie as asserções abaixo e assinale a opção que apresenta informações CORRETAS relativas ao cálculo proposicional e operações lógicas:

a. A proposição tem características próprias, devendo atender a certos critérios: (I) ser uma oração, tendo a incidência de um verbo; (II) ser declarativa, sinalizando a constatação de um fato pelo emissor e (III) admitir somente um valor lógico: verdadeiro ou falso. b. A conjunção entre duas proposições, p e q, resulta um valor lógico falso quando as duas proposições forem falsas, mas verdadeiras no restante dos casos. A expressão p ^ q é lida como “p e q”. c. A disjunção inclusiva é uma operação lógica entre duas proposições p e q, resultante da operação p∨q. Possui valor lógico falso quando uma das proposições é falsa e verdadeira quando ambas são verdadeiras. A representação p∨q é lida como “p ou q”. d. p ou ¬p. Sua aplicação gera um valor lógico falso (F) quando p é verdadeira (V) e verdadeira (V) quando p é falso. e. A negação é uma operação lógica denotada por “não p”, representada por f. Também são consideradas proposições sentenças não declarativas, como as interrogativas, as imperativas ou as exclamativas, que são representadas por letras maiúsculas (P, Q, R, S, T).

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee