Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

calçon

SENT BY THE APP
Estudos Gerais06/26/2024

\begin{tabular}{|l|l|} \hline \multicolumn{2}{|c|}{ ESCOLA M...

\begin{tabular}{|l|l|} \hline \multicolumn{2}{|c|}{ ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR JOSÉ COTA } \ \hline AVALIAÇÃO BIMESTRAL & TURMA: \ \hline DISCIPLINA: Filosofia & SUA NOTA: \ \hline VALOR: & DATA: \ \hline PROFESSOR: Elizete Dutra & \ \hline \end{tabular}

Leia o texto a seguir O advento da filosofia, na Grécia, marca o declínio do pensamento mítico e o começo de um saber de tipo racional. Da origem do mundo, de sua composição, de sua ordem, dos fenômenos meteorológicos, propõem explicaçõ̃es livres de toda a imaginária dramática das teogonias e cosmogonias antigas. Nada existe que não seja natureza, physis. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se são perfeitamente acessíveis à inteligência humana: a natureza não operou "no começo" de maneira diferente de como o faz ainda. O original e o primordial despojam-se de sua majestade e de seu mistério; têm a banalidade tranquilizadora dos fenômenos familiares. Para o pensamento mítico, a experiência cotidiana se esclarecia e adquiria sentido em relação aos atos exemplares praticados pelos deuses "na origem". Invertem-se os termos da comparação entre os jônios. Os acontecimentos primitivos, as forças que produziram o cosmos se concebem à imagem dos fatos que se observam hoje e dependem de uma explicação análoga. Já não é o original que ilumina e transfigura o cotidiano; é o cotidiano que torna o original inteligível, fornecendo modelos para compreender como o mundo se formou e ordenou. (Adaptado de: VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Tradução de: İsis Borges B. da Fonseca. 19.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. p.109-110.)

QUESTÃO 01 - O que é proposto em relação à origem do mundo pelos filósofos gregos? a) Explicações baseadas na dramatização teogônica. b) Explicações livres de toda a imaginária dramática das teogonias. c) Explicações divinas e sobrenaturais. d) Explicações poéticas e míticas.

QUESTÃO 02 - Qual é o conceito central da natureza segundo os filósofos gregos? a) Teogonia. b) Physis. c) Cosmogonia. d) Metafísica.

QUESTÃO 03 - Como a natureza operava "no começo" em comparação como opera hoje, segundo o texto? a) De maneira diferente. b) De maneira igual. c) De maneira misteriosa. d) De maneira divina.

\begin{tabular}{|l|l|}
\hline \multicolumn{2}{|c|}{ ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR JOSÉ COTA } \\
\hline AVALIAÇÃO BIMESTRAL & TURMA: \\
\hline DISCIPLINA: Filosofia & SUA NOTA: \\
\hline VALOR: & DATA: \\
\hline PROFESSOR: Elizete Dutra & \\
\hline
\end{tabular}

Leia o texto a seguir
O advento da filosofia, na Grécia, marca o declínio do pensamento mítico e o começo de um saber de tipo racional. Da origem do mundo, de sua composição, de sua ordem, dos fenômenos meteorológicos, propõem explicaçõ̃es livres de toda a imaginária dramática das teogonias e cosmogonias antigas. Nada existe que não seja natureza, physis. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se são perfeitamente acessíveis à inteligência humana: a natureza não operou "no começo" de maneira diferente de como o faz ainda. O original e o primordial despojam-se de sua majestade e de seu mistério; têm a banalidade tranquilizadora dos fenômenos familiares. Para o pensamento mítico, a experiência cotidiana se esclarecia e adquiria sentido em relação aos atos exemplares praticados pelos deuses "na origem". Invertem-se os termos da comparação entre os jônios. Os acontecimentos primitivos, as forças que produziram o cosmos se concebem à imagem dos fatos que se observam hoje e dependem de uma explicação análoga. Já não é o original que ilumina e transfigura o cotidiano; é o cotidiano que torna o original inteligível, fornecendo modelos para compreender como o mundo se formou e ordenou.
(Adaptado de: VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Tradução de: İsis Borges B. da Fonseca. 19.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. p.109-110.)

QUESTÃO 01 - O que é proposto em relação à origem do mundo pelos filósofos gregos?
a) Explicações baseadas na dramatização teogônica.
b) Explicações livres de toda a imaginária dramática das teogonias.
c) Explicações divinas e sobrenaturais.
d) Explicações poéticas e míticas.

QUESTÃO 02 - Qual é o conceito central da natureza segundo os filósofos gregos?
a) Teogonia.
b) Physis.
c) Cosmogonia.
d) Metafísica.

QUESTÃO 03 - Como a natureza operava "no começo" em comparação como opera hoje, segundo o texto?
a) De maneira diferente.
b) De maneira igual.
c) De maneira misteriosa.
d) De maneira divina.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee