CAPM (sigla para Capital Asset Pricing Model ou Modelo de Precificação de Ativos de Capital), é um método que analisa a relação entre o risco e o retorno que é esperado de um investimento.
Muito utilizado em finanças para precificar títulos de risco e gerar retornos esperados para os ativos, o CAPM determina a taxa de retorno teórica apropriada para certo ativo em relação a uma carteira de mercado diversificada.
O CAPM é baseado em suposições sobre comportamentos de investidores, distribuições de risco e retorno, e fundamentos de mercado. Ou seja, o modelo opera a partir do risco dos ativos e do custo de capital.
Dessa forma, o indicador do Capital Asset Pricing Model é calculado a partir de uma fórmula, que tem como objetivo avaliar se uma ação é valorizada quando seu risco e o valor do dinheiro no tempo são comparados a seu retorno esperado
I. O risco não sistemático ou diversificável — também conhecido como risco específico — é algo que não pode ser contornado à medida que determinados eventos ocorrem no mercado financeiro. Isso significa que não é possível proteger sua carteira de ativos por meio de determinadas medidas, como a diversificação.
II. O risco sistemático ou não diversificável, impacta toda a economia ou um determinado mercado em sua integralidade. Normalmente ocasionado por algum evento no mercado financeiro, ele pode afetar grandes instituições que, como são interligadas, se espalham com muita rapidez para as demais empresas, onde a diversificação da carteira pode ser considerada uma ótima medida para minimizar o risco.
III. Ao conhecer os principais riscos que envolvem uma aplicação, teremos uma perspectiva mais realista sobre as possibilidades que envolvem esse negócio. Assim, qualquer perda que surgir não será considerada uma surpresa, já que ela foi previamente analisada e considerada. Um bom planejamento também se mostra fundamental para garantir a integridade dos investimentos. Para isso, é crucial conhecer o seu perfil de investidor.
Está(ão) correta(s), apenas:
I e II.
II e III.
III.
I.
I, II e III.