Caxumba é uma doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade. Sobre a Caxumba podemos afirmar, exceto:
a) A maioria dos casos de Caxumba necessita de intervenção médica e internação hospitalar. A recuperação é progressiva e rotineiramente os pacientes cursam com grandes complicações.
b) A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou da boca.
c) A Caxumba já foi mais comum no Brasil, mas após a vacina de prevenção ter sido criada, e incorporada ao calendário do Programa Nacional de Imunização, o número de casos reduziu drasticamente.
d) A vacinação é a melhor maneira de prevenir a Caxumba. O Sistema Único de Saúde oferta, gratuitamente, as vacinas Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, e Treta Viral, que adiciona a proteção contra Varicela (Catapora).
e) O diagnóstico da Caxumba é basicamente clínico. Para confirmar, o profissional de saúde pode coletar uma amostra de sangue, para confirmar a presença do vírus.