China, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Cingapura e Taiwan dobraram a renda per capita, em quinze anos ou menos, em diferentes períodos, mostrando o sucesso do modelo asiático de crescimento econômico. O Japão foi o precursor deste modelo que foi copiado e adaptado às circunstâncias locais pelos demais países asiáticos. A experiência exitosa destes países deve ser analisada para nos ajudar a formular uma estratégia que nos permita sair da armadilha de baixo crescimento econômico das últimas três décadas. (...)
O Brasil já teve sua época de tigre asiático durante o regime militar. Quais foram as fontes deste crescimento rápido? Será possível repetir o milagre econômico num ambiente democrático?
BARBOSA, Fernando de Holanda; BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda. O Brasil pode repetir o milagre econômico? Revista de Economia Política, vol. 34, nº 4 (137), pp. 608-627, out-dez/2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rep/v34n4/v34n4a06.pdf. Acesso em 04 abr 2019.
Uma das formas de exame do desenvolvimento econômico, para o caso brasileiro, consiste em analisar a evolução histórica da economia e suas características, a fim de compreender adequadamente as nuances que conformam a sociedade em tempos atuais.
Dentro desta análise, pode-se destacar o período do ‘Milagre Econômico’ como elemento fundamental na história econômica do país.
A respeito deste indicador, analise as afirmações que se seguem:
I - O ‘Milagre Econômico’ refere-se a um período de crescimento econômico acelerado entre os anos de 1964 e 1968, seguido por uma fase de queda no crescimento até 1973, como consequência da ‘Crise do Petróleo’ e da inadequada estrutura de distribuição de renda interna, que inviabilizou o consumo e o investimento de longo prazo.
II - A taxa de crescimento econômico entre os anos de 1977 a 1982 são semelhantes às taxas relativas ao período 1968 – 1973, demonstrando que o período do ‘Milagre Econômico’ se estendeu entre 1968 e o período final do regime militar, em 1982.
III - Durante o ‘Milagre Econômico’, entre 1968 e 1973, a economia brasileira experimentou um grande salto de crescimento, entretanto, este crescimento não foi expresso em uma melhora nos indicadores de distribuição de renda, persistindo uma estrutura de desigualdade.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e II, apenas.
b.
I, II e III.
c.
II e III, apenas.
d.
III, apenas.
e.
I, apenas.