Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Um condutor reto e longo é percorrido por uma corrente constante de intensidade 4,0 A. Determine a intensidade, a direção e o sentido do vetor indução magnética no ponto P a 0,50 m do condutor.
Dado: µ = 4π · 10^-7 T·m/A
- Determine, para o esquema dado a seguir, a intensidade do vetor indução magnética em P.
Dado: µ = 4π · 10^-7 T·m/A
i1 = 5,0 A
(UFPB) A figura adiante representa um fio retilíneo muito longo (tão longo que pode ser considerado infinito) e perpendicular ao plano do papel. Esse fio é percorrido por uma corrente i = 2 A, que tem sentido "saindo do papel", como indicado na figura seguinte.
Dado: µ0 = 4π · 10^-7 T·m/A
a) Reproduza a figura e esboce algumas linhas de indução do campo magnético produzido pela corrente i. Nessa figura, indique claramente a direção e o sentido do vetor indução magnética existente no ponto P.
b) Sabendo-se que a distância do ponto P ao fio é de 1 m, determina a intensidade do vetor indução magnética nesse ponto.
-
Um fio longo e reto é percorrido por uma corrente elétrica constante de intensidade i. A intensidade do vetor indução magnética produzida pela corrente em um ponto situado a 10 cm do fio é igual a 4,0 · 10^-5 T. Qual a intensidade do vetor indução magnética em um ponto situado a 20 cm do fio? E em um ponto a 5,0 cm do fio?
-
(UFMG) Os fios 1 e 2, mostrados na figura ao lado, são retilíneos e muito compridos, estando ambos no ar e situados no plano desta folha. Há, no fio 1, uma corrente i1 = 5,0 A e uma corrente i2 no fio 2. Deseja-se que o campo magnético resultante, devido aos fios, seja nulo no ponto P.
Para que isso aconteça,
a) determine qual deve ser o sentido da corrente i2 no fio 2.
b) calcule qual deve ser o valor de i2.