Competências organizacionais básicas referem-se ao conjunto de habilidades e conhecimentos essenciais para atender às demandas tanto da organização quanto dos clientes. Essas competências, também conhecidas como fatores de qualificação, desempenham um papel fundamental na sustentação da presença de uma organização no mercado e são consideradas universais, pois são essenciais para o funcionamento e a operação de qualquer organização. Segundo Prahalad e Hamel (1990), as competências básicas são definidas como um conjunto de habilidades e tecnologias que possibilitam a uma empresa oferecer benefícios específicos aos seus clientes. Embora essas competências sejam significativas, os autores ressaltam que não apresentam diferenciação significativa entre organizações concorrentes. No entanto, destacam a importância de gestores e colaboradores estarem constantemente atentos à implementação, manutenção desenvolvimento dessas competências. e
Considerando as informações apresentadas a respeito das competências organizacionais básicas, analise as afirmativas a seguir:
I. As competências básicas são importantes, mas elas não são, em si, fatores que singularizam uma empresa em relação às suas concorrentes.
II. A universalidade das competências organizacionais básicas destaca sua importância como requisitos comuns para a sobrevivência e o sucesso no mercado empresarial. III. A relevância das competências básicas é percebida mesmo quando não há uma clara diferenciação entre organizações concorrentes, significativa contribuição. destacando a sua
IV. As competências organizacionais básicas são consideradas essenciais e aplicáveis de maneira geral a todas as organizações, independentemente do setor, porte ou natureza do negócio.
É correto o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II e IV, apenas.