Download the Guru IA app
Android and iOS

Aluno
CONCORD NCIA NOMINAL CESGRANRIO – Marque a frase em que a c...
CONCORD NCIA NOMINAL
CESGRANRIO – Marque a frase em que a concordância nominal está correta:
a) Imagens e telefonemas diárias intrigavam os pesquisadores.
b) A garimpagem é proibido naquela região.
c) Havia místicos e pesquisadoras interessados no lugar.
d) Fotos e imagens eram a mesma de sempre.
e) A cidade crescia rapidamente, a olho vistos.
NCE-UFRJ – A frase abaixo com um erro de concordância (nominal ou verbal) é:
a) No anúncio da ótica, o óculos estava quebrado.
b) As crianças, por si mesmas, decidiram rabiscar o cartaz.
c) O anunciante era um dos que deveriam falar naquele congresso.
d) Nosso melhor guia devem ser a honra e o dever. e) O bando de crianças mancharam os cartazes da feira.
NCE-UFRJ – “Nosso povo, diferentemente dos americanos do Norte e de quase todos os europeus, não se identifica com o Estado.” A forma inadequada de reproduzir-se esse mesmo período do texto é:
a) Nosso povo não se identifica com o Estado, diferentemente dos americanos do Norte e de quase todos os europeus.
b) Diferentemente dos americanos do Norte e de quase todos os europeus, nosso povo não se identifica com o Estado.
c) Os americanos do Norte e quase todos os europeus, diferentemente do nosso povo, não se identifica com o Estado.
d) Não só os americanos do Norte, mas também quase todos os europeus, se identificam com o Estado, diferentemente de nosso povo.
e) Os americanos do Norte e quase todos os europeus, diferentemente de nosso povo, se identificam com o Estado.
UPENET – Observando o trecho “...a ponto de seus moradores considerarem banal o assassinato de um ser humano...”, conclui-se que o termo sublinhado:
a) poderia, neste contexto, também se flexionar no plural;
b) concorda, apenas, com o termo “ser’”;
c) constitui-se um exemplo da concordância do verbo com o seu sujeito;
d) concorda em gênero e número com o nome a que se refere, “assassinato”;
e) se manteria no singular, mesmo se o termo ‘assassinato’ se flexionasse no plural.
NCE-UFRJ – “Os EUA invadiram o Afeganistão.” Segundo o gramático Celso Cunha p. 493, “os nomes de lugar e também os títulos de obras, que têm forma de plural são tratados como singular, se não vierem acompanhados de artigo”. Nesse caso:
a) a regra foi parcialmente respeitada;
b) a regra não se aplica ao segmento destacado do texto;
c) a autora não obedece à regra da norma culta;
d) o segmento do texto mostra outra possibilidade de concordância;
e) a autora do texto obedece fielmente à regra gramatical.
NCE-UFRJ – “A elevação da temperatura no terceiro planeta do sistema solar tornará inviável a sobrevivência de qualquer criatura.” Sobre os aspectos da concordância nominal e verbal dessa frase, podemos dizer que:
a) o adjetivo “inviável” concorda com “criatura”;
b) a forma verbal “tornará” concorda com o sujeito posposto;
c) o pronome “qualquer” é invariável;
d) o numeral “terceiro” não concorda com o substantivo “planeta”;
e) no plural, “quaisquer criaturas” não modificaria a forma do adjetivo “inviável”.
FGV – “Lá, alunos ajudaram a criar um centro cultural...” Assinale a alternativa em que, substituindo-se alunos no trecho acima por outra expressão, foi mantida a correção gramatical:
a) “Lá, 1,85% ajudaram a criar um centro cultural...”
b) “Lá, 0,98% ajudou a criar um centro cultural...”
c) “Lá, a maior parte ajudaram a criar um centro cultural...”
d) “Lá, tu e teus amigos ajudaram a criar um centro cultural...”
e) “Lá, dois terços ajudou a criar um centro cultural...”
FJPF – Entre as modificações feitas na frase “Infelizmente, essa é mais uma prova de que os procedimentos atuais de clonagem são ineficazes”, a que contém erro de concordância é:
a) Infelizmente, essa é mais uma prova de que é ineficaz o método e os procedimentos atuais de clonagem.
b) Infelizmente, essa é mais uma prova de que é ineficaz os procedimentos e o método atuais de clonagem.
c) Infelizmente, essa é mais uma prova de que é ineficaz tanto o método quanto os procedimentos atuais de clonagem.
d) Infelizmente, essa é mais uma prova de que são ineficazes o método e os procedimentos atuais de clonagem.
e) Infelizmente, essa é mais uma prova de que são ineficazes os procedimentos e o método atual de clonagem.
NCE-UFRJ – “A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrente do extravio dos documentos anexo será de responsabilidade do transportador. ” Se reescrevermos essa frase fazendo as correções necessárias, teremos:
a) A perda do dinheiro ou qualquer ônus decorrente do extravio dos documentos anexo será de responsabilidade do transportador.
b) A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrentes do extravio dos documentos anexos serão de responsabilidade do transportador.
c) A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrentes do extravio dos documentos anexo serão de responsabilidade do transportador.
d) A perda do dinheiro ou qualquer ônus decorrentes do extravio dos documentos em anexo será de responsabilidade do transportador.
e) A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrentes do extravio dos documentos anexos será de responsabilidade do transportador.
NCE-UFRJ – Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses não completa corretamente a lacuna da frase:
a) São bastante ____ tais ideias e opiniões sobre a ecologia. (difundidas)
b) Serão ____ tanto os animais quanto os homens. (prejudicados)
c) Torna-se muito ____ a área e os meios de atuação dos fiscais. (reduzidas)
d) Podem ser neste ponto ____ a morte dos dinossauros e a atual extinção das espécies. (comparadas)
e) Ficam ____ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)
NCE-UFRJ – “Depressão pós-parto ou pobreza costumam ser as justificativas...” Neste caso, a concordância se faz com a forma verbal no plural (costumam) porque o fato expresso pelo verbo pode ser atribuído tanto a “depressão” como a “pobreza”. A frase abaixo em que a forma verbal deve vir no singular é:
a) A filha ou o filho abandonado devem ter a proteção da lei.
b) A mãe ou o pai devem ser responsabilizados pelo mal causado aos filhos.
c) Menino ou menina abandonada devem ser objeto de adoção.
d) A educação ou a lei devem fazer com que as crianças não sofram.
e) Minas ou São Paulo devem ser a sede de uma ONG de proteção à criança.
NC-UFPR – Assinale a alternativa em que a expressão grifada pode ser substituída pela que está entre parênteses sem necessidade de ajustes na concordância verbal e/ou nominal:
a) O esforço – cerca de dois milhões de mensagens – derrubou o Partido Popular do governo. (As manifestações)
b) Seriam necessárias muitas gerações de usuários para conseguir mudar a configuração do polegar. (séculos de uso dos celulares)
c) Os jovens espanhóis e o Partido Socialista mobilizaram a população por meio de mensagens em celulares. (o Partido Socialista)
d) O fascínio nipônico por esta forma de comunicação é tamanho que muitos jovens têm amigos que nunca viram. (O interesse dos japoneses)
e) No Japão, a obsessão pelas telemensagens é tamanha que os adolescentes ficaram conhecidos como “tribo do polegar”. (o uso de telemensagens)
CONCORD NCIA NOMINAL CESGRANRIO – Marque a frase em que a concordância nominal está correta: a) Imagens e telefonemas diárias intrigavam os pesquisadores. b) A garimpagem é proibido naquela região. c) Havia místicos e pesquisadoras interessados no lugar. d) Fotos e imagens eram a mesma de sempre. e) A cidade crescia rapidamente, a olho vistos.
NCE-UFRJ – A frase abaixo com um erro de concordância (nominal ou verbal) é: a) No anúncio da ótica, o óculos estava quebrado. b) As crianças, por si mesmas, decidiram rabiscar o cartaz. c) O anunciante era um dos que deveriam falar naquele congresso. d) Nosso melhor guia devem ser a honra e o dever. e) O bando de crianças mancharam os cartazes da feira.
NCE-UFRJ – “Nosso povo, diferentemente dos americanos do Norte e de quase todos os europeus, não se identifica com o Estado.” A forma inadequada de reproduzir-se esse mesmo período do texto é: a) Nosso povo não se identifica com o Estado, diferentemente dos americanos do Norte e de quase todos os europeus. b) Diferentemente dos americanos do Norte e de quase todos os europeus, nosso povo não se identifica com o Estado. c) Os americanos do Norte e quase todos os europeus, diferentemente do nosso povo, não se identifica com o Estado. d) Não só os americanos do Norte, mas também quase todos os europeus, se identificam com o Estado, diferentemente de nosso povo. e) Os americanos do Norte e quase todos os europeus, diferentemente de nosso povo, se identificam com o Estado.
UPENET – Observando o trecho “...a ponto de seus moradores considerarem banal o assassinato de um ser humano...”, conclui-se que o termo sublinhado: a) poderia, neste contexto, também se flexionar no plural; b) concorda, apenas, com o termo “ser’”; c) constitui-se um exemplo da concordância do verbo com o seu sujeito; d) concorda em gênero e número com o nome a que se refere, “assassinato”; e) se manteria no singular, mesmo se o termo ‘assassinato’ se flexionasse no plural.
NCE-UFRJ – “Os EUA invadiram o Afeganistão.” Segundo o gramático Celso Cunha p. 493, “os nomes de lugar e também os títulos de obras, que têm forma de plural são tratados como singular, se não vierem acompanhados de artigo”. Nesse caso: a) a regra foi parcialmente respeitada; b) a regra não se aplica ao segmento destacado do texto; c) a autora não obedece à regra da norma culta; d) o segmento do texto mostra outra possibilidade de concordância; e) a autora do texto obedece fielmente à regra gramatical.
NCE-UFRJ – “A elevação da temperatura no terceiro planeta do sistema solar tornará inviável a sobrevivência de qualquer criatura.” Sobre os aspectos da concordância nominal e verbal dessa frase, podemos dizer que: a) o adjetivo “inviável” concorda com “criatura”; b) a forma verbal “tornará” concorda com o sujeito posposto; c) o pronome “qualquer” é invariável; d) o numeral “terceiro” não concorda com o substantivo “planeta”; e) no plural, “quaisquer criaturas” não modificaria a forma do adjetivo “inviável”.
FGV – “Lá, alunos ajudaram a criar um centro cultural...” Assinale a alternativa em que, substituindo-se alunos no trecho acima por outra expressão, foi mantida a correção gramatical: a) “Lá, 1,85% ajudaram a criar um centro cultural...” b) “Lá, 0,98% ajudou a criar um centro cultural...” c) “Lá, a maior parte ajudaram a criar um centro cultural...” d) “Lá, tu e teus amigos ajudaram a criar um centro cultural...” e) “Lá, dois terços ajudou a criar um centro cultural...”
FJPF – Entre as modificações feitas na frase “Infelizmente, essa é mais uma prova de que os procedimentos atuais de clonagem são ineficazes”, a que contém erro de concordância é: a) Infelizmente, essa é mais uma prova de que é ineficaz o método e os procedimentos atuais de clonagem. b) Infelizmente, essa é mais uma prova de que é ineficaz os procedimentos e o método atuais de clonagem. c) Infelizmente, essa é mais uma prova de que é ineficaz tanto o método quanto os procedimentos atuais de clonagem. d) Infelizmente, essa é mais uma prova de que são ineficazes o método e os procedimentos atuais de clonagem. e) Infelizmente, essa é mais uma prova de que são ineficazes os procedimentos e o método atual de clonagem.
NCE-UFRJ – “A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrente do extravio dos documentos anexo será de responsabilidade do transportador. ” Se reescrevermos essa frase fazendo as correções necessárias, teremos: a) A perda do dinheiro ou qualquer ônus decorrente do extravio dos documentos anexo será de responsabilidade do transportador. b) A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrentes do extravio dos documentos anexos serão de responsabilidade do transportador. c) A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrentes do extravio dos documentos anexo serão de responsabilidade do transportador. d) A perda do dinheiro ou qualquer ônus decorrentes do extravio dos documentos em anexo será de responsabilidade do transportador. e) A perda do dinheiro ou quaisquer ônus decorrentes do extravio dos documentos anexos será de responsabilidade do transportador.
NCE-UFRJ – Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses não completa corretamente a lacuna da frase: a) São bastante ____ tais ideias e opiniões sobre a ecologia. (difundidas) b) Serão ____ tanto os animais quanto os homens. (prejudicados) c) Torna-se muito ____ a área e os meios de atuação dos fiscais. (reduzidas) d) Podem ser neste ponto ____ a morte dos dinossauros e a atual extinção das espécies. (comparadas) e) Ficam ____ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)
NCE-UFRJ – “Depressão pós-parto ou pobreza costumam ser as justificativas...” Neste caso, a concordância se faz com a forma verbal no plural (costumam) porque o fato expresso pelo verbo pode ser atribuído tanto a “depressão” como a “pobreza”. A frase abaixo em que a forma verbal deve vir no singular é: a) A filha ou o filho abandonado devem ter a proteção da lei. b) A mãe ou o pai devem ser responsabilizados pelo mal causado aos filhos. c) Menino ou menina abandonada devem ser objeto de adoção. d) A educação ou a lei devem fazer com que as crianças não sofram. e) Minas ou São Paulo devem ser a sede de uma ONG de proteção à criança.
NC-UFPR – Assinale a alternativa em que a expressão grifada pode ser substituída pela que está entre parênteses sem necessidade de ajustes na concordância verbal e/ou nominal: a) O esforço – cerca de dois milhões de mensagens – derrubou o Partido Popular do governo. (As manifestações) b) Seriam necessárias muitas gerações de usuários para conseguir mudar a configuração do polegar. (séculos de uso dos celulares) c) Os jovens espanhóis e o Partido Socialista mobilizaram a população por meio de mensagens em celulares. (o Partido Socialista) d) O fascínio nipônico por esta forma de comunicação é tamanho que muitos jovens têm amigos que nunca viram. (O interesse dos japoneses) e) No Japão, a obsessão pelas telemensagens é tamanha que os adolescentes ficaram conhecidos como “tribo do polegar”. (o uso de telemensagens)