Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Enzo

SENT BY THE APP
Estudos Gerais11/03/2024

Conheça outras aplicações da radioatividade Radioisótopos...

Conheça outras aplicações da radioatividade

Radioisótopos são as formas radioativas de um elemento químico. Apesar de todo o preconceito existente contra essas substâncias, podem trazer inúmeros benefícios à população e ao meio ambiente quando usadas de forma controlada e com o acompanhamento de técnicos especializados. No Brasil, vários são os campos que tiram proveito dos radioisótopos, que são controlados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Medicina

Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. Segundo dados da CNEN, cerca de 2 milhões de exames com a utilização de radioisótopos são feitos anualmente no Brasil. Para que não causem danos à saúde dos pacientes, os isótopos devem emitir partículas gama, pois elas apresentam grande poder de penetração, não permanecendo no organismo. Além disso, devem ter um período de meia-vida (tempo necessário para que a radioatividade de uma amostra de um elemento radioativo se reduza à metade) não muito curto ou muito longo. Deve ter o tempo suficiente para que seja realizado o diagnóstico.

Outra aplicação na Medicina é o tratamento de doenças, especialmente o câncer. A radioterapia consiste na destruição das células do tumor cancerígeno pelo uso de fontes de radiação. O problema é que o tratamento apresenta diversos efeitos colaterais, como náuseas e vômitos.

Meio ambiente

Técnicas nucleares podem ser extremamente danosas ao meio ambiente, mas, se usadas corretamente, ajudam na sua preservação e recuperação. Uma das utilidades dos radioisótopos é acompanhar o trajeto de poluentes no ar, na água ou no solo. É possível identificar em amostras de sedimentos, por exemplo, a presença de metais pesados, como o mercúrio, muito utilizado por indústrias e garimpos.

Indústria e agricultura

Na indústria, os radioisótopos são muito utilizados na esterilização de materiais médicos e odontológicos. São usados também para identificar minas de pedras preciosas e para o tratamento e a valorização comercial dessas pedras.

Na agricultura, a radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nos produtos agrícolas.

Alimentos

Os radioisótopos também são utilizados na irradiação de alimentos. Essa técnica aumenta o tempo de conservação ao destruir bactérias, fungos e outros micro-organismos, em produtos embalados, diminuindo os riscos de transmissão de doenças e de perda de qualidade. Em frutas e legumes, a irradiação quebra hormônios do amadurecimento, o que retarda esse processo e aumenta o tempo para consumo. O uso de partículas gama, altamente energéticas, é seguro no contexto da medicina pois...

A) seu alto poder de penetração atravessa tecidos como os do corpo humano, não permanecendo no organismo.

B) sua grande massa garante que sua energia se dissipe rapidamente ao incidir sobre tecidos como os do corpo humano, diminuindo seu nível de radioatividade.

C) não apresenta riscos de envenenamento por radiação se usado de forma controlada.

D) são partículas tão pequenas que não interagem com a matéria de forma alguma, não possuindo qualquer risco de contaminação por radiação.

E) como se tratam de ondas eletromagnéticas, não alteram a estrutura atômica de outros elementos ao se chocarem com eles.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee