Considere o texto e a imagem a seguir:
Como é do conhecimento de todos, êxodo rural é o processo de migração, vagarosamente ou em massa, da população do meio rural para as grandes cidades, podendo ocorrer em um curto ou longo período. Em nosso país isso ocorreu, em grandes proporções, nas décadas de 60 e 80, mas ocorreu também, embora em menor escala, nas demais décadas e ainda vem acontecendo atualmente, principalmente para as cidades de grande porte. Várias são as causas desse fenômeno, as quais podem variar com a região ou com o passar do tempo. Dentre as principais podemos citar: A busca de melhores condições de vida e a Mecanização do setor agropecuário, com a substituição total ou parcial da mão de obra por máquinas agrícolas, entre outras. As consequências de todo esse processo estão aí estampadas nos jornais e na mídia de um modo geral: crescimento desenfreado e desordenado das periferias urbanas, o que vem provocando a formação e crescimento das favelas, cujas cidades não estão preparadas para receber um grande número de migrantes; ausência de mão de obra no campo para plantio, cultivo e colheita, principalmente para as culturas perenes como o café, citros e a cana-de-açúcar; crescimento da economia informal, provocado pela escassez de emprego também no setor urbano das cidades; etc.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O fenômeno do êxodo rural no Brasil está associado principalmente à busca por melhores oportunidades de emprego, educação e acesso a serviços básicos nas áreas urbanas, resultando no esvaziamento das zonas rurais.
Porque
II. A migração massiva da população rural para áreas urbanas pode aumentar a vulnerabilidade social das pessoas que permanecem no campo, uma vez que muitas vezes são deixadas para trás sem apoio e infraestrutura adequada, enfrentando dificuldades de acesso a serviços básicos, como saúde e educação, e sofrendo com o declínio da economia local.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: