Construtivismo e socioconstrutivismo são teorias de aprendizagem que revolucionaram as abordagens pedagógicas no século XX, chegando ao século XXI como referenciais importantes para a definição de metodologias que incentivam a autonomia e a independência dos alunos. De Piaget, Vygotsky e Bruner, as abordagens construtivistas e socioconstrutivista sugerem compreensões holísticas das crianças. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. No socioconstrutivismo, a aprendizagem se dá por meio da interação social das crianças com seu meio e, nas salas de aula, da colaboração e da troca de saberes entre os alunos.
II. O professor, no socioconstrutivismo, assume um papel de mediador durante as práticas, facilitando o diálogo e a construção conjunta do conhecimento pelos alunos. Ele tem papel central na definição de estratégias que permitam a construção do conhecimento e correspondam ao currículo pertinente para a faixa etária das crianças.
III. O socioconstrutivismo considera as interações familiares pontos de vício para a educação infantil, já que elas são invariáveis e permeadas pela noção de afeto, devendo ser expandidas para a vivência social e comunitária.
Está correto o que se afirma em:
Opções de pergunta 9:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
III, apenas.