Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens (2024)
Painel
Meus cursos
CAPSAJ_2024
Avaliação objetiva
Avaliação Objetiva Final
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 8,33 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O campo discursivo da “indisciplina”, do “conflito” e da “violência na escola” tem sido estratégico para colocar em análise as tensões e os paradoxos que se efetuam no cotidiano de crianças e adolescentes, especialmente no tocante às relações de poder adulto-criança.
Tendo em vista esta afirmação, a opção que não dialoga com as concepções de cuidado é:
Escolha uma opção:
a. Os agentes de cuidado da infância e da adolescência devem ficar atentos para evitar análises pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes que fragilizam a sustentação dos espaços de cuidado na escola.
b. O processo de construção da aliança médico-pedagógica e seus dispositivos de poder disciplinar devem preservar as características normativas, para garantir o cuidado. O campo biomédico atuou de forma cartesiana durante muitos anos e é o caminho correto.
c. No Brasil, por ser um país extremamente desigual, a infância pobre é muitas vezes tematizada como expressão de uma “patologia social”. É importante estarmos atentos às concepções que patologizam e diminuem a experiência do outro.
d. Considerando o sofrimento na adolescência como um analisador do mundo adulto, todo processo diagnóstico de adolescentes e jovens deve analisar os contextos sociais nos quais ele se insere. Esse contexto social produz desdobramentos na subjetividade dos jovens