da cidade na Era Moderna, a partir de propostas utópicas, das quais se destacam a Cidade Contemporânea (1922) – cidade para três milhões de habitantes – e a Ville Radieuse (1933). As propostas se estruturam sob a mesma lógica do Plan Voisin (1925) que imagina a demolição de grandes áreas do tecido urbano parisiense, preservando somente alguns monumentos e igrejas. Com base nos estudos desta UA, avalie as alternativas a seguir sobre os ideais urbanísticos de Le Corbusier.
I – Os princípios urbanísticos propostos por Le Corbusier – ordem, simetria e padronização – tiveram grande influência sobre o planejamento urbano moderno, a partir de novas tipologias habitacionais de alta densidade.
II – Nota-se que, no cerne do plano corbusiano, estava a noção de zoneamento, que previa a combinação de diferentes atividades no mesmo espaço – de comércio, de negócios, de lazer e de residências.
III – Le Corbusier idealizava cidades em que a paisagem verde seria marcada por arranha-céus sob pilotis, responsável por elevar os edifícios do solo e torná-los mais visíveis, tal como mostram seus desenhos ao nível do observador.
IV – Os ideais urbanísticos de Le Corbusier não se aproximavam dos princípios divulgados pela Carta de Atenas, que apontavam como chaves do urbanismo moderno as quatro funções: habitar, trabalhar, recrear (nas horas livres), circular.
V – Os planos urbanos de Le Corbusier partilhavam da ideia de cidades rigidamente funcionais, nas quais os cidadãos habitariam blocos de apartamentos altos e bem espaçados.
É correto o que se afirma em:
Selecione a resposta:
A
I, apenas.
B
I e III, apenas.
C
II e IV, apenas.
D
I, III e V, apenas.
E
V, apenas.