Dado o alcance que a questão motora assume na atividade da criança, é importante que, ao lado das situações planejadas especialmente para trabalhar o movimento em suas várias dimensões, a escola reflita sobre o espaço dado ao movimento em todos os momentos da rotina diária, incorporando os diferentes significados que lhe são atribuídos pelos familiares e pela comunidade.
Considerando a importância da linguagem motora para o desenvolvimento da criança, avalie as afirmativas a seguir.
I. Crianças entre um e três anos aprendem a andar e se divertem com a prática locomotora, de acordo com seu progresso amadurecimento, aperfeiçoando a percepção e a segurança para correr e pular.
II. A criança, nos primeiros anos, limita o outro a dizer suas próprias reações: balança o corpo, bate palmas, e também recorre a gestos como apontar, chamar, segurar, arrastar e empurrar.
III. É importante que o trabalho com esta linguagem, incorpore a expressividade e a mobilidade da criança, permitindo que ela explore diferentes formas de se movimentar, e que por meio disso, possa expressar suas intenções e necessidades das mais diversas.
IV. No primeiro ano de vida da criança, predomina a dimensão subjetiva do movimento, o que a leva a explorar o ambiente por meio da experiência sensorial e do contato com os objetos. Nessa fase, a criança se apropria do espaço e das possibilidades que ele oferece, ou seja, faz descobertas e amplia sua percepção do mundo ao seu redor.
Agora, assinale a alternativa correta.