De acordo com Marcial e Grumbach (2006, p.13), cenários "não são predições sobre o que irá acontecer, mas descrições, com base em hipóteses plausíveis, do que poderá acontecer. Nesta premissa, o futuro não está predeterminado, sendo moldado por diferentes atores sociais".
MARCIAL, Elaine C.; GRUMBACH, Raul J. S. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr&id=2WIl9hXJ-wc&oi=find&pg=PA11&dq=constru%C3%A7%C3%A3o+e+an%C3%A1lise+%22cen%C3%A1rios+prospectivos%22&ots=knWRPgUIf&sig=0BY75g_o_i_Z0QNmOoqJFdLIPTY#v=onepage&q=constru%C3%A7%C3%A3o%20e%20an%C3%A1lise%20%22cen%C3%A1rios%20prospectivos%22&f=false Acesso em 29 set. 2023 (adaptado)
Refletindo sobre as ferramentas para analisar o futuro apresentadas no decorrer de nossas aulas, analise as afirmativas a seguir:
I. A análise PESTEL traz um retrato claro do ambiente externo, sendo um instrumento de análise de fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais que possam influenciar as atividades de uma organização.
II. A análise PESTEL contribui para que se desenvolva a análise SWOT, fornecendo uma visão abrangente da posição atual da organização.
III. A abordagem de cenários futuros leva em conta as três principais tendências de um setor em determinado ano, possibilitando, a partir disto, explorar as possibilidades de como cada cenário pode afetar a organização.
Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: