De acordo com uma citação de Carlos Drummond de Andrade, “brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana.” Configura-se, expressivamente, a ação psicopedagógica na escola, propondo uma prática muito mais voltada ao coletivo do que ao individual. Com base no trecho, marque a alternativa INCORRETA quanto a finalidade do psicopedagogo e da psicopedagogia.
O psicopedagogo tem a finalidade básica em ajudar a promover mudanças, tanto quando intervir diante de problemas que a escola coloca (individuais, de grupo ou metodológicos), como também quando colaborar para melhorar as condições, os recursos e o ensino, realizando a tarefa preventiva que leve a uma diminuição dos problemas que enfrentam.
Faz-se urgente que a psicopedagogia irradie o seu diâmetro de ação até as populações de estudantes que, insistentemente, entram em nossas escolas, sem, contudo, lograr aprendizagens capazes de modificar o seu comportamento pessoal e contribuir para modificação de suas condições de vida coletiva.
Não é imprescindível (re)pensar e (re)estruturar o sistema da educação convencional para se diminuir e, possivelmente, eliminar os obstáculos que impeçam que todos os educandos alcancem o progresso, tornando o sistema educacional mais justo, coerente, eficaz e equânime.
Essa concepção do desempenho escolar e dos planejamentos didáticos, no que se trata de inclusão, revoluciona o que, tradicionalmente, se pratica nas escolas ainda hoje.