De modo geral, a gestão de projetos tem uma única função: garantir o sucesso do projeto. Assim, ela é uma maneira de coordenar melhor as ações da empresa e aumentar as chances de alcançar resultados positivos, sendo muito importante no contexto organizacional.
As metodologias de projeto são as estratégias aplicadas para organizar e sistematizar a execução dos projetos. Existem diversas metodologias de gerenciamento de projetos, que são classificadas em três tipos: tradicional, ágil e híbrida.
As metodologias ágeis tem foco maior no valor da entrega e um exemplo é o Scrum.
O Scrum ajuda times pequenos a evoluir o desenvolvimento do projeto de forma dinâmica e produtiva, pois
A) os seus princípios traduzem bem isso, evidenciado, por exemplo, pelo princípio da auto-organização de todos os colaboradores do Time Scrum para organizarem sua própria agenda.
B) é um método tradicional de gestão de projetos que é composto por cinco processos importantes para sua conclusão: iniciação, planejamento, execução, encerramento e monitoramento e controle.
C) segue etapas sequenciais e bem definidas em ações com prazo, orçamento e entrega esperada, tendo foco no resultado final quando o produto ou serviço estiver 100% concluído.
D) prioriza entregas de relevância e definição do escopo pelo time, sem o envolvimento do cliente, o que traz maior velocidade na entrega do produto final.