De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. "Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral".
CARTLEDGE, Paul (Org.). Grécia Antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.,
Nos primórdios dos jogos Olímpicos em 776 a.C as famílias aristocráticas com seus atletas jovens, participavam em apenas um modalidade, a corrida de 200 metros, chamada Stadion. Reuniam-se para o festival olímpico, berço para as Olímpiadas que vivenciamos nos dias atuais. Leia com atenção as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
Opções de pergunta 9:
a)
Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga ocorriam a cada quatro anos sendo um evento que incluía cerimônias religiosas e jogos esportivos em homenagem a Zeus;
b)
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia com a finalidade de acabar com a Batalha de Maratona em 490 a.C.;
c)
A hegemonia dos gregos no período clássico permitiu que os Jogos Olímpicos ocorressem em lugares como o Egito e a Índia;
d)
As Olimpíadas na Grécia ocorriam a cada seis anos e, caso estivessem em guerra, havia a trégua sagrada, uma interrupção temporária da guerra.
e)
Os Jogos Olímpicos permitiram que a Liga de Delos formasse novas alianças com povos no Mediterrâneo