Definição de ângulo
Na Matemática, uma das definições possíveis para ângulo é: região do plano limitada por duas semirretas, que têm a mesma origem.
Observe na figura que existem um ângulo e seu nome (ou não).
O ponto O, origem das semirretas, é chamado de vértice do ângulo.
As semirretas OA e OB são chamadas de lados do ângulo.
ACB, BOA etc, é o ângulo obtuso que é menor que a medida de meia volta. Nos nomes, das letras que definem o ângulo formado pelas semirretas.
Os vértices, as semirretas de mesma origem estão contidas na mesma reta. Nessas casos, também se formam ângulos. Observe:
O ângulo reto é formado por semirretas perpendiculares.
O ângulo de uma volta é formado por semirretas coincidentes.
O ângulo de meia volta é formado por semirretas opostas.
Medida de um ângulo
Para conhecer a medida de ângulos, utilizamos um instrumento denominado transferidor, que tem graduação com divisões de 1° em 1°.
A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. Uma unidade usualmente usada na medida de ângulos, que é o grau, cuja representação é °.
Uma circunferência é dividida em 360 arcos de mesma medida, aos quais associamos as respectivas medidas. Assim, temos que 1° (lê-se 1 grau). Portanto, uma circunferência tem 360°.
Representação do grau
Veja ao lado que uma das maneiras de medir os ângulos é utilizar a representação °, que serve para indicar graus. Na situação em que se diz que um ângulo mede 45°, significa que ele possui 45 partes iguais entre os 360° da circunferência. Assim, outros exemplos de medidas de ângulos são 90° e 180°, que representam, respectivamente, um ângulo reto e um ângulo de meia volta.