“Dentro os vários métodos de extração lipídica a técnica mais utilizada e preconizada pela AOAC é utilizando o extrator de Soxhlet. [...] Apesar de ser um dos métodos mais utilizados, acaba sendo muitas vezes desvantajoso devido ao tempo necessário para realizar a análise, podendo levar mais de seis horas dependendo do tipo de amostra e também devido ao gasto muitas vezes excessivo de solvente devido à perda por evaporação, pois o reagente mais utilizado é o éter de petróleo e este apresenta uma baixa temperatura de ebulição, em torno de 35 °C, sendo muito volátil.”
Fonte: SILVA, T. F. et al. Adaptação da Metodologia de Extração Lipídica por Extrator Soxhlet pelo Equipamento Soxtec™ 2055 em Produtos de Soja. In: TÓPICOS em Ciências e Tecnologia de Alimentos: Resultados de Pesquisas Acadêmicas. São Paulo: Blucher Open Access, 2020. p. 363-382. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/openaccess/9786555500240/15.p df. Acesso em: 12 set. 2024.
Com base no exposto, analise as afirmativas sobre o extrator de Soxhlet.
I. O extrator é um método de extração intermitente, usado para amostras sólidas. II. O extrator tem sua eficiência comprometida pela saturação do solvente durante a extração. III. O extrator utiliza um solvente aquecido e um processo de refluxo para realizar a extração de lipídios. IV. O extrator evita o contato da amostra com solventes muito quentes, prevenindo a decomposição da gordura ao evitar a alta temperatura de ebulição do solvente.
É correto o que se afirma em: