Devido à grande quantidade de informações disponíveis na internet, é fácil encontrar uma variedade de fontes de informação sobre um determinado assunto por meio de uma pesquisa. No entanto, não se pode assumir que essas fontes sejam adequadas, confiáveis e utilizadas. Por esse motivo, é crucial avaliar criticamente as informações às quais se tem acesso, tanto em formatos físicos quanto digitais. Esses critérios são representados pelo acrônimo CRAAP (currency, relevancy, authority, accuracy, purpose).
Sobre os critérios de análise de dados, analise as seguintes afirmativas.
I - O critério Atualidade da informação (Currency), considera a data de publicação ou atualização dos dados, informações ou conteúdos indicados.
II - O critério Relevância da informação (Relevance), analisa se o conteúdo tem informações adequadas, corretas, serão apresentar-se como tendências ou com posicionamentos externos.
III - O critério Autoridade da fonte de informação (Authority), avalia a autoridade da quem publicou o conteúdo e se essa pessoa ou instituição é reconhecida como uma referência no tema/assunto.
IV - O critério Rigor dos conteúdos (Accuracy), analisa se a informação possui uma boa reputação para a fonte de consulta, não sendo necessário verificar se existem reclamações e comentários negativos na internet.
V - O critério Finalidade da informação (Purpose), analisa o objetivo da informação, seja ele informar, entreter, promover a divulgação ou até persuadir.
São corretas apenas as afirmativas.