Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma condição representada por intolerância à glicose em vários níveis de intensidade, que podem ou não persistir após o parto. O Diabetes Mellitus Gestacional é considerado prevalente no mundo, e ocorre em gestantes que não apresentam a capacidade de aumentar a produção de insulina para neutralizar a resistência insulínica provocada pelos hormônios diabetogênicos produzidos durante a gestação, como lactogênio placentário, cortisol e prolactina e, pelas mudanças no controle glicêmico devido a própria gestação A presença desta patologia durante a gestação pode ocasionar muitos efeitos indesejáveis, tanto para a mãe quanto para o feto.
Fonte: Oliveira, A. C. V.; Silva, O. B. R. G. da; Souza, L. B.; Ravagnani, B. B.; Guimarães, L. C. R.; Souzal. B., Inês, P. A. C. Diabetes Mellitus Gestacional: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7080, 2021.
Em relação aos fatores de riscos associados para o surgimento da Diabetes Mellitus Gestacional, analise as afirmativas abaixo.
I. A idade materna avançada é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
II. A deposição central excessiva de gordura corporal é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
III. Iniciar a gestação acima do peso, apresentar ganho excessivo ponderal durante a gestação expõe a mulher ao maior risco de DMG.
IV. Conhecer os antecedentes obstétricos e familiares da gestante é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
IV, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I,II e III, apenas.
Alternativa 4:
I,III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I,II, III e IV.