Direitos Humanos
Imagine a seguinte situação:
Uma ONG (organização não governamental) publica um relatório sobre as condições de trabalho na sua indústria e relata que no país X algumas normas sociais não são respeitadas e os trabalhadores são obrigados a trabalhar durante várias semanas em um dia de descanso ou a trabalhar regularmente em turnos de 12 horas. Além disso, os trabalhadores migrantes ganham apenas metade do salário que os locais ganham. O relatório também menciona o nome de uma de suas subsidiárias, que opera no país X.
Como você reage?
Não conheço a ONG e, por conseguinte, não posso avaliar em que medida os acusadores são de confiança. Por conseguinte, ignoro o relatório.
A Volkswagen integrou contratualmente normas sociais através do Código de Conduta para Parceiros de Negócios. Enquanto parceiro comercial, sou obrigado a cumpri-las: Quando a Volkswagen me pedir que comente o relatório, trabalharei em parceria com a Volkswagen.
Dirijo o caso à empresa subsidiária e peço-lhes que verifiquem se as queixas mencionadas no relatório da ONG se aplicam. Em conjunto, desenvolvemos medidas para assegurar o cumprimento das normas no futuro. Uma medida possível poderia ser o desenvolvimento de um novo sistema de turnos, a fim de assegurar que as necessidades em matéria de tempo de trabalho.
Estou ciente de que os trabalhadores migrantes estão empregados na referida filial. Estabelecemos um diálogo com uma ONG local no país a fim de tomar os necessários passos para discriminar a situação dos trabalhadores migrantes.