É crescente a importância dos sistemas de transporte em saúde, especialmente daqueles de caráter eletivo e regulado, frente à necessidade de adequar a oferta assistencial para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com doenças crônicas e que demandam tratamento prolongado para manutenção da vida. Esse fenômeno é mais acentuado em regiões com marcantes diferenças de oferta de atenção especializada.
Fonte: Ministério da Saúde. Transporte Sanitário Eletivo. APS - Atenção Primária à Saúde. 2017. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/transporteEletivo
O transporte eletivo possibilita o acesso dos usuários do SUS aos serviços de atenção ambulatorial especializada e hospitalar eletiva programada, sendo parte essencial dessa oferta. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) são classificados como de alta complexidade e o transporte eletivo é um serviço especializado de média complexidade.
( ) O transporte de materiais biológicos deve ser realizado em caixas térmicas identificadas e lacradas.
( ) O transporte de materiais pode ser classificado de acordo com a característica do território e da RAS.
( ) O transporte eletivo é destinado ao deslocamento de pacientes para procedimentos ambulatoriais e hospitalares previamente agendados.
( ) O transporte popularmente dito "ambulância" é utilizado para casos de urgência e emergência e não para transporte eletivo.
Assinale a alternativa que contempla corretamente a sequência:
O A) F V V V F
O B) V V V F V
O C) F F V V V
O D) F F V V F