É possível afirmar que “sociedade civil” é um dos conceitos da teoria política clássica mais usados no discurso social e político contemporâneo. Inúmeras classificações têm sido feitas por vários autores e, desde sua recuperação no período medieval através da tradução da Política de Aristóteles (koinonia politike para societas civilis) por William van Moerbeke, o conceito tem sido reformulado por quase todos os filósofos políticos ocidentais significativos, passando por Hobbes, Locke, Rousseau, Ferguson, Smith, Kant, Hegel, Tocqueville, Marx, Gramsci e, contemporaneamente, Arato & Cohen. Na verdade, se visto de uma perspectiva histórica, notar-se-á que o conceito de sociedade civil que, para Hobbes, Locke, Rousseau e Ferguson, por exemplo, era sinônimo de Estado – em oposição ao “estado de natureza” –, passa a ser visto, com a noção neoliberal contemporânea, em oposição ao Estado – ou seja, o reino da eficiência ante a ineficiência, que é inerente à intervenção estatal (PINHEIRO, 2012, p. 76).
FONTE: PINHEIRO, Paulo Sérgio. O conceito de sociedade civil. Pt. 4, 2012. Disponível em: < http://www.lambda.maxwell.ele.puc-rio.br/6617/6617_5.PDF>. Acesso em: 30 out. 2020, p. 76.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O uso do termo sociedade civil ao longo da história vem sendo empregado basicamente com o mesmo significado e isso demonstra o alinhamento de entendimento que existe entre os autores.
II- As principais teorias que marcaram a formação e o desenvolvimento da noção de sociedade civil sustentam que ela advém de categorias como mercado, economia e Estado.
III- A sociedade civil é, por vezes, vista em oposição ao Estado e ao mercado e, em outras perspectivas, é percebida numa concepção institucionalizada, ou seja, ligada ao Estado e ao mercado
Assinale a alternativa CORRETA:
A)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B)
Somente a afirmativa I está correta.
C)
As afirmativas II e III estão corretas.
D)
As afirmativas I e II estão corretas.
AnteriorPróxima