Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

wellington

Estudos Gerais10/12/2024

Elaborar um relatorio detalhado com os procedimentos abaixo ...

Elaborar um relatorio detalhado com os procedimentos abaixo descritos com introdução, objetivo, resultados ´conclusão e referências bibliografia com modelo ABNT.

MATERIAIS NECESSÁRIOS • Quadro elétrico; • Pontes; • Lâmpadas; • Multímetro. PROCEDIMENTOS FASE 1 – ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE

  1. MONTANDO O EXPERIMENTO Posicione a ponte no borne 1 e as lâmpadas nos bornes 3, 5, 6 e 7. Ligue o quadro elétrico.

  2. AJUSTANDO O MULTÍMETRO Configure o equipamento para medir tensão contínua.

  3. MEDINDO A TENSÃO Conecte a ponta de prova vermelha e a ponta de prova preta em 3A e 3B, respectivamente. Verifique a tensão na lâmpada no borne 3. Reposicione as pontas de prova no quadro elétrico de forma a verificar a tensão nas lâmpadas dos bornes 5, 6 e 7. Remova a lâmpada do borne 6 do quadro e posicione neste borne uma ponte. Verifique os valores da tensão nas lâmpadas nos soquetes 3, 5 e 7.

  4. MEDINDO A CORRENTE ELÉTRICA Posicione na mesa as pontas de prova do multímetro que estiverem conectadas ao quadro. Ajuste o multímetro para medir corrente contínua. Remova a ponte do soquete 6, posicione as pontas neste soquete e verifique a corrente. Remova as pontas do soquete 6, reposicione a lâmpada do soquete 3 para o soquete 6 e posicione as pontas de prova no soquete 3 para verificar a corrente neste ponto. Utilize as instruções deste passo para realizar a leitura das correntes nos soquetes 5 e 7.

  5. DESMONTANDO AS LIGAÇÕES Retorne todos os componentes utilizados até então para suas posições iniciais na mesa. Desligue o quadro elétrico. FASE 2 – ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM PARALELO

  6. MONTANDO O EXPERIMENTO Posicione as pontes nos bornes 1, 5, 6 e 7 e as lâmpadas nos soquetes 2, 3 e 4. Ligue o quadro elétrico.

  7. AJUSTANDO O MULTÍMETRO Configure o equipamento para medir tensão contínua.

  8. MEDINDO A TENSÃO Conecte a ponta de prova vermelha e a ponta de prova preta em 2A e 2B, respectivamente. Verifique a tensão na lâmpada no borne 2. Reposicione as pontas de prova no quadro elétrico de forma a verificar a tensão nas lâmpadas dos bornes 3 e 4. Posicione a lâmpada do borne 3 do quadro na mesa e verifique o que ocorre com as lâmpadas restantes.

  9. DESMONTANDO AS LIGAÇÕES Retorne todos os componentes utilizados até então para suas posições iniciais na mesa. Desligue o quadro elétrico. FASE 3 – ASSOCIAÇÃO MISTA DE RESISTORES

  10. MONTANDO O EXPERIMENTO Posicione as pontes nos bornes 1, 6 e 7 e as lâmpadas nos soquetes 2, 3, 4 e 5. Ligue o quadro elétrico.

  11. ANALISANDO O CIRCUITO Remova e recoloque a lâmpada do borne 3 e verifique a luminosidade das outras lâmpadas durante este processo. Remova as lâmpadas dos bornes 2 e 4. Verifique a luminosidade das lâmpadas restantes no circuito ao realizar estas ações. Reposicione as lâmpadas nos bornes 2 e 4.

  12. MEDINDO A TENSÃO Conecte a ponta de prova vermelha e a ponta de prova preta em 2A e 2B, respectivamente. Verifique a tensão na lâmpada no borne 2. Reposicione as pontas de prova no quadro elétrico de forma a verificar a tensão nas lâmpadas dos bornes 3, 4 e 5. Posicione a ponta de prova vermelha e a ponta de prova preta em 3A e 5B, respectivamente. Verifique a tensão entre estes pontos.

  13. AVALIANDO OS RESULTADOS

FASE 1 – ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE

  1. Preencha a tabela 1 com os resultados obtidos durante o passo 3 (Medindo a tensão). Lâmpada Tensão (V) 3 5 6 7 Tabela 1 – Dados experimentais de tensão com quatro resistores em série

  2. Preencha a tabela 2 com os resultados obtidos durante o passo 3 (Medindo a tensão) após a remoção da lâmpada do borne 6. Lâmpada Tensão (V) 3 5 7 Tabela 2 – Dados experimentais de tensão com três resistores em série

  3. Com base em suas observações, comente a veracidade da seguinte afirmação: “Em uma associação em série a soma das tensões elétricas sobre cada componente (lâmpada) é igual a tensão elétrica total atuante no circuito.”

  4. Caso um circuito possuísse 20 lâmpadas em série e uma das lâmpadas “queimasse”, o que aconteceria com as demais lâmpadas do circuito? Justifique a sua resposta.

  5. Qual a corrente equivalente que percorre este circuito?

  6. Como é o comportamento da corrente elétrica no circuito que você montou? Explique.

FASE 2 – ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM PARALELO

  1. Preencha a tabela 3 com os resultados obtidos durante o passo 3 (Medindo a tensão). Lâmpada Tensão (V) 2 3 4 Tabela 3 – Dados experimentais de tensão com resistores em paralelo
  2. Com base em suas medições, comente a veracidade da seguinte afirmação: “Em uma associação em paralelo os componentes do circuito ficam submetidos a uma mesma tensão elétrica”.
  3. Com base em suas observações, comente a veracidade da seguinte afirmação: “Em uma associação em paralelo, a retirada de um dos componentes do circuito (lâmpadas) não interrompe o funcionamento dos demais componentes.”

FASE 3 – ASSOCIAÇÃO MISTA DE RESISTORES

  1. Em relação a luminosidade observada pelas lâmpadas ao final do passo 1 (montado o experimento), foi possível observar alguma diferença entre elas? Em caso afirmativo, qual foi a diferença? Justifique.
  2. Preencha a tabela 5 com os resultados obtidos durante o passo 3 (Medindo a tensão). Lâmpada Tensão (V) 2 3 4 5 Tabela 5 – Dados experimentais de tensão com associação mista de resistores
  3. Qual foi a tensão medida entre os terminais 2A e 5B? Utilizando seus conhecimentos sobre circuitos elétricos e associação de resistores, explique como a tensão fornecida pela fonte é dividida entre as lâmpadas do circuito montado no passo 1.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee