ELEMENTOS DO TEATRO
Encenacão
- Arte de pôr em cena, transformar em espetáculo, segundo o dicionário Aurelio: simular, fingir;
- A origem do termo surge como elemento constitutivo e inseparável do teatro.
- Pode ser considerado o próprio teatro, isto é, a união de todos os elementos posto em prática (espetáculo).
Peca
- O termo é empregado tanto para designar um texto dramático quanto uma representação completa. Quando se pretende diferenciar, utilizam-se os termos texto e espetáculo, ou encenação. Uma peça é dividida em atos e cenas (ex.: a quarta cena do segundo ato).
Aderços
- São objetos de cena que servem como suporte para a representação. Tudo o que se adere ao corpo ou às vestes do ator para a caracterização do personagem e da cena. Compõe o lugar cênico e o personagem.
Gesto
- A voz e o gesto são organizadores fundamentais da gramática do teatro.
- O gesto é também na voz que outra cria o personagem (inverso).
Maquiagem
- Figurino vivo do ator, a maquiagem faz o rosto passar do animado ao inanimado, ela joga com a ambiguidade constitutiva da representação teatral: mistura de natural e artificial, de coisa e de signo. Em teatro trabalha-se a pintura do rosto ou do corpo do ator para caracterizar personagens, para ressaltar expressões, distanciar-se ou aproximar o personagem do espectador, como é o caso do teatro grego.
Faça a associação
a)
___________________________ é a gramática da cena, o instrumental construtivo e analítico desta linguagem, é dividida em atos.
b)
___________________________ é empregado tanto para designar um texto dramático quanto uma representação completa.
c)
___________________________ exprime pensamentos por meio do movimento ou atitude da mão, do braço, da perna, da cabeça ou do corpo inteiro.
d)
___________________________ é tudo o que se afixa ao corpo ou às vestes do ator para a caracterização do personagem e da cena.
e)
___________________________ faz o rosto passar do animado ao inanimado, ela joga com a ambiguidade constitutiva da representação teatral.