Eletrocardiograma (ECG): como interpretar as ondas
O ECG representa a corrente elétrica em movimento através do coração durante um batimento. O movimento da corrente é dividido em partes e cada parte recebe uma designação alfabética. 0 batimento cardíaco começa com um impulso do marca-passo cardíaco. Esse impulso ativa as câmaras superiores do coração e é representado pela onda P. Em seguida, a corrente elétrica flui para as câmaras inferiores do coração e é representada pelo complexo QRS.
A seguir, essas câmaras precisam passar por uma alteração elétrica para se prepararem para o próximo batimento cardíaco. Essa atividade elétrica é chamada de onda de recuperação (onda T). Muitos tipos de anormalidades podem ser vistos em um ECG.
Inter-relacionando os elementos disponibilizados no texto e nas imagens aos embasamentos sobre o funcionamento do Sistema Cardiovascular, avalie as seguintes afirmativas.
I. A pressão diastólica arterial é medida durante a onda de recuperação e é considerada normal quando está por volta de 120 mmHg.
II. O ECG nํ 3 é o único que representa uma situação real de arritmia cardíaca, pois se observa uma desordem sistêmica nas ondas P e T. bem como no complexo QRS.
III. O impulso elétrico proveniente do nó sinoatrial, referido no texto como marca-passo, determina a contração dos átrios.
IV. Muitas das "anormalidades" a que o texto faz referência têm relação com a formação de placas de aterosclerose que se acumulam na parede dos vasos a ponto de dificultar, ou mesmo impedir, a passagem do sangue.
Estão corretas apenas