Em "A origem das espécies", Charles Darwin descreve a teoria da seleção natural, que resumidamente, pressupõe que as características favoráveis de um indivíduo tendem a ser preservadas e as desfavoráveis eliminadas. De acordo com o naturalista, este processo é lento e constante ao longo das gerações. No entanto, algumas evidências têm sugerido que os efeitos da civilização estão aumentando a velocidade da seleção natural e produzindo seleções novas e fortes.
Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir:
- Alterações antrópicas do meio podem produzir novas seleções. Um exemplo desse fato pode ser compreendido com o caso das mariposas de Manchester, em que após a revolução industrial, com a impregnação de fuligem nas árvores, as mariposas claras passaram a ser mais predadas que as escuras, se tornando menos frequentes de ser visualizadas.
II. Sobre o caso das mariposas de Manchester, acredita-se que a fuligem liberada pelas indústrias promoveu a mutação das mariposas de cor clara, tornando-as de coloração mais escura.
III. Outro exemplo de ação antrópica atuando nas seleções de espécies é a resistência bacteriana, uma vez que o uso de antibióticos de forma indiscriminada tornou as bactérias resistentes ao medicamento.
Após a análise das assertivas, marque a resposta correta.
I, II e lll estāo corretas.
Apenas III está correta.
Apenas I e ll estão corretas.
Apenas l e III estão corretas.
Apenas l está correta.