Em uma organização, as atividades somente acontecem porque existe comunicação. Todos os processos organizacionais dependem de mensagens (vertais e não verbais) para que os objetivos sejam atingidos. Certamente, você já ouviu falar que algo não deu certo porque houve ruído ou falha na comunicação.
Essa situação é muito comum, e muitos são os fatores que colaboram para que aconteça. Contudo, os profissionais devem ter cuidado com a troca de e-mails no ambiente de trabalho.
Pense na seguinte situação:
Prestes a fechar contrato para oferecer serviços de um curso de gramática, um funcionário da área comercial envia a proposta por e-mail para o cliente, mas a mensagem contém diversos erros de português.
Resultado
Ao receber um e-mail com diversos erros de português, o futuro cliente acaba desistindo do contrato, e a empresa fica prejudicada.
Este exemplo representa a falta de cuidado que o profissional teve ao trocar informações via e-mail no ambiente de trabalho.
Como o e-mail é a representação do profissional na internet, um deslize como este ou qualquer outro pode ser prejudicial.
Por isso, é necessário ter muita atenção em relação ao bom entendimento da mensagem que se quer passar.
No contexto corporativo, um erro pode comprometer a imagem da empresa, além da imagem do profissional.
Agora, coloque-se no papel de gestor e disserte sobre três pontos que você abordaria em uma reunião de alinhamento cujo tema é "comunicação virtual eficaz".