ENEM 1998 - A prova de redação de 1998 trouxe uma proposta que exigiu do aluno relacionar diversos textos para produzir sua redação. Foram apresentados, a título de estímulo, quadrinhos, textos de jornal e depoimento de jovens.
Leia o texto.
O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 estados em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.
O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de um adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.
([Adaptado de] "Para quem se revolta e quer agir", "Folha de S. Paulo", 16/11/1998)
Depoimentos de jovens participantes do encontro:
"Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu.” (E.M.O.S, 18 anos, Minas Gerais)
“A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar.” (C. S. Jr., 16 anos, Paraná)
“Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro.” (H. A., 19 anos, Amazonas)
Questão do ENEM de 1988. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/redacao-do-enem-1999-comentario-da-prova-do-enem.htm. Acesso em: 28 fev. 2024.
Analise os argumentos abaixo e indique aqueles que poderiam ser usados por um dos candidatos em sua dissertação sobre o tema. Importante: é possível que haja mais de uma resposta.
A) É preciso refutar as posições deterministas de muitas pessoas que veem a juventude como despolitizada, com pouca ou nenhuma cultura.
B) Ser cidadão é ter acesso aos direitos que todos nós temos, que estão definidos por lei, indiferente de ter uma atuação política ou social. E os jovens têm os mesmos direitos.
C) É preciso discutir os diversos significados da palavra “cidadania”, para entender a responsabilidade de cada um com a sociedade, e o jovem não deve ficar de fora.
D) Como parte da sociedade, é um equívoco achar que todos devem ter uma consciência política, dos problemas sociais, raciais, étnicos etc. Nem todo mundo tem interesse em assuntos como esses.
E) A ideia de cidadania é ter alguém que tenha consciência dos seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Portanto, cabe aos jovens promover essa participação.