Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Jhonnathan

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais07/09/2024

(Enem) Até quando? Não adianta olhar pro céu Com muita fé e ...

(Enem) Até quando? Não adianta olhar pro céu Com muita fé e pouca luta Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer E muita greve, você pode, você deve, pode crer Não adianta olhar pro chão Virar a cara pra não ver Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer! GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo).Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto Questão 1 Escolha uma opção:

a. tom de diálogo, pela recorrência de gírias.

b. cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.

c. espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.

d. caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.

Questão 2 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, podem-se verificar as variantes linguísticas para as palavras “tangerina” e “mandioca”. Considerando essas informações acerca das variações linguísticas da língua portuguesa, assinale a ÚNICA opção correta. Questão 2 Escolha uma opção:

a. O uso da palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua indígena do nordeste do País.

b. quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra não ter escolaridade.

c. As palavras tangerina, mexerica e laranja-cravo são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira.

d. São corretas apenas as formas “mandioca” e “tangerina”, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta e laranja-cravo é errado falar.

Questão 3 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão (Enem) Em bom português No Brasil, as palavras envelhecem e caem como folhas secas. Não é somente pela gíria que a gente é apanhada (aliás, já não se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo é “a gente”). A própria linguagem corrente vai-se renovando e a cada dia uma parte do léxico cai em desuso. Minha amiga Lila, que vive descobrindo essas coisas, chamou minha atenção para os que falam assim: – Assisti a uma fita de cinema com um artista que representa muito bem. Os que acharam natural essa frase, cuidado! Não saberão dizer que viram um filme com um ator que trabalha bem. E irão ao banho de mar em vez de ir à praia, vestido de roupa de banho em vez de biquíni, carregando guarda-sol em vez de barraca. Comprarão um automóvel em vez de comprar um carro, pegarão um defluxo em vez de um resfriado, vão andar no passeio em vez de passear na calçada. Viajarão de trem de ferro e apresentarão sua esposa ou sua senhora em vez de apresentar sua mulher. SABINO, Fernando. Folha de S. Paulo, 13 abr. 1984 (adaptado).

A língua varia no tempo, no espaço e em diferentes classes socioculturais. O texto exemplifica essa característica da língua, evidenciando que: Questão 3 Escolha uma opção:

a. o emprego de palavras com sentidos diferentes.

b. a utilização de inovações no vocabulário é percebida na comparação de gerações.

c. a pronúncia e o vocabulário são aspectos identificadores da classe social a que pertence o falante.

d. o uso de palavras novas deve ser incentivado em detrimento das antigas.

Questão 4 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão Contudo, a divergência está no fato de existirem pessoas que possuem um grau de escolaridade mais elevado e com um poder aquisitivo maior que consideram um determinado modo de falar como o “correto”, não levando em consideração essas variações que ocorrem na língua. Porém, o senso linguístico diz que não há variação superior à outra, e isso acontece pelo “fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo”. (BAGNO, 1999, p. 18)

Sobre o fragmento do texto de Marcos Bagno, não podemos inferir que: Questão 4 Escolha uma opção:

a. a variedade linguística é um importante elemento de inclusão, além de instrumento de afirmação da identidade de alguns grupos sociais.

b. o aprendizado da língua portuguesa não deve estar restrito ao ensino das regras.

c. a língua deve ser preservada e utilizada como um instrumento de opressão. Quem estudou mais define os padrões linguísticos, analisando assim o que é correto e o que deve ser evitado na língua.

d. as variações linguísticas são próprias da língua e estão alicerçadas nas diversas intenções comunicacionais.

Questão 5 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão (Enem) Texto I Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível. CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91. Texto II Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada. FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.

Os textos I e II utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida de uma pessoa. Tal afirmação é confirmada pelo uso de: Questão 5 Escolha uma opção:

a. recursos específicos de textos escritos em linguagem formal.

b. expressões coloquiais com significados semelhantes.

c. metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras.

d. afirmações enfáticas no aspecto contraditório da vida dos seres humanos.

Questão 6 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão Leia e responda:

Nesta foto acima temos um exemplo claro de: Questão 6 Escolha uma opção:

a. temos uma linguagem muito usada na escola

b. variante não padrão da língua portuguesa

c. variante de muito prestígio social

d. norma culta da língua portuguesa

Questão 7 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão Todas as variedades linguísticas são estruturadas e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação. (Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo. Adaptado). A partir da leitura do texto, podemos inferir que uma língua é: Questão 7 Escolha uma opção:

a. sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.

b. conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.

c. a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.

d. a língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.

Questão 8 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão Leia o fragmento do texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade: Antigamente Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé de alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.

Com base nos estudos de variantes linguísticas, compreende-se que a variante apresentada no fragmento é a: Questão 8 Escolha uma opção:

a. estilística.

b. social.

c. histórica.

d. geografia.

Questão 9 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão Leia o texto abaixo: A praia de frente pra casa da vó Eu queria surfar. Então vamo nessa: a praia ideal que eu idealizo no caso particularizado de minha pessoa, em primeiramente, seria de frente para a casa da vó, com vista para o meu quarto. Ia ter umas plantaçãozinha de água de coco e, invés de chão de areia, eu botava uns gramadão presidente. Assim, o Zé, eu e os cara não fica grudando quando vai dar os rolé de Corcel! (...) Então, vamo nessa: na praia dos sonhos que eu falei “É o sooonho!”, teria menas água salgada! (Menas porque água é feminina) Eu ia consegui ficar em pé na minha triquilha tigrada, sair do back side, subir no lip, trabalhar a espuma, iiiiihhhhaaaaaaaaa!(...) Fonte: Peterson Foca . Personagem “cult” de Sobrinhos do Ataíde, programa veiculado pela Rádio 89,1 FM de São Paulo. “Eu ia consegui ficar em pé na minha triquilha tigrada, sair do back side, subir no lip, trabalhar a espuma, iiiiihhhhaaaaaaaaa!(...)”

As expressões destacadas são gírias próprias dos:

Questão 9 Escolha uma opção:

a. Geógrafos analisando a paisagem.

b. Adolescentes falando sobre surf.

c. Biólogos discutindo sobre a natureza

d. Professores universitários em palestra.

Questão 10 Ainda não respondida Vale 1,0 ponto(s). Marcar questão Texto da questão Com relação ao texto retirado de um WhatsApp, assinale a alternativa correta: Vc viu cuando ele xegô em kza hj? Tôdu coisado. Blz! Questão 10 Escolha uma opção:

a. Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.

b. Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.

c. Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais.

d. Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros