Entre 1902 e 1906, o prefeito do então Distrito Federal, Francisco Pereira Passos, empreendeu diversas ações públicas para transformar o espaço urbano do Rio de Janeiro. As referências de Passos eram as grandes reformas europeias do século XIX. A política do "bota-abaixo", como ficou popularmente conhecida, realizou um grande número de demolições na área central da cidade.
A partir do texto e com relação às reformas urbanas do Rio de Janeiro, avalie as afirmações a seguir.
- Os termos "melhoramento" e "embelezamento" urbano são recorrentemente utilizados pelo governo e significam a imposição de valores estéticos e a criação de uma nova aparência para as cidades, com ênfase na técnica e na estética.
- A erradicação da população residente na área central foi acompanhada por uma política habitacional, que implantou centenas de edificações precárias nas áreas periféricas, formando os primeiros grandes vazios urbanos no Rio de Janeiro.
Ill. Desde 1875 já se estabelecia um plano para atenuar a crise sanitária pela qual passava a cidade, com propostas para enfrentar os problemas das inundações com ações no espaço urbano. O plano, também contemplava saneamento de habitações, pois elas eram vistas como focos de epidemias.
IV. A proliferação das habitações coletivas, como cortiços, estalagens e casas de cômodos, eram problemas enfrentados na administração de Pereira Passos. A demolição, em um só dia, do cortiço conhecido como "Cabeça de Porco" levou à ocupação do morro vizinho, com a construção de casebres a partir do refugo da demolição.
É correto apenas o que se afirma em