Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Aluno

SENT BY THE APP
Estudos Gerais03/27/2024

Erik Erikson: teoria da personalidade A obra de Erik Erikso...

Erik Erikson: teoria da personalidade

A obra de Erik Erikson teve uma profunda influência na psicanálise e na nossa cultura geral. Seus livros entraram na lista de mais vendidos e seu retrato apareceu nas capas de revistas Newsweek e New York Times Magazine, um sinal incomum de reconhecimento para um teórico da personalidade. Ele obteve essa proeminência sem ter diploma universitário.

Treinado na tradição freudiana pela filha de Sigmund Freud, Anna, Erikson elaborou uma abordagem da personalidade que ampliou o escopo da obra de Freud e, ao mesmo tempo, manteve grande parte das suas ideias centrais. Embora tenha apresentado inovações significativas, suas ligações com a posição de Freud eram muito fortes. Disse ele: 'A psicanálise é sempre o ponto de partida" (apud Keniston, 1983, p.29).

Ele ampliou a teoria de Freud de três maneiras:

  1. Aprimorou os estágios de desenvolvimento de Freud, sugerindo que a personalidade continuava a se desenvolver, durante todo o ciclo vital.
  2. Colocou maior ênfase no ego que non id. Para Erikson, o ego não dependeria do id nem era submisso a ele, como dizia Freud.
  3. Reconheceu o impacto na personalidade das forças culturais e históricas. Para ele, não somos totalmente regidos por fatores biológicos inatos que operam na infância. Embora estes sejam importantes, não nos dão a explicação completa da personalidade.

A vida de Erikson (1902-1994)

Crise de identidade pessoal Não é de admirar que o teórico que formulou o conceito de crise de identidade tenha ele mesmo passado por várias delas. " Em toda sua vida, ele não foi capaz de resolvê-las" (Wallerstein, 2014, p.657). Erikson nasceu em Frankfurt, Alemanha. Sua mãe, dinamarquesa, proveniente de uma rica família judia, havia se casado muitos anos antes, mas seu marido desapareceu horas depois do casamento. Ela ficou grávida de outro homem, cujo nome nunca revelou, e sua família mandou-a para a Alemanha, para dar à luz, de modo a evitar a desgraça social de ter um filho ilegítimo. Apesar da insistência de Erikson por muitos anos, a mãe nunca revelou ao filho quem era seu pai.

Ela permaneceu na Alemanha depois do nascimento da criança e casou-se com o dr. Theodore Homburger, o pediatra do bebê. Erikson levou muito tempo para saber que Homburger não era seu pai biológico e disse que cresceu inseguro do próprio nome e identidade psicológica. Ele manteve o sobrenome Homburger até os 37 anos, quando se tornou cidadão norte-americano mudou seu nome para Erik Homburger Erikson.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee