Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Aluno

SENT BY THE APP
Estudos Gerais06/01/2024

Essa boa-fé objetiva torna-se, indubitavelmente, o barema de...

Essa boa-fé objetiva torna-se, indubitavelmente, o barema de interpretação de todo e qualquer negócio jurídico, o que é extremamente valorizado pelo CC/2002, tanto na regra geral do seu art. 113 (“Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração”) quanto nas disposições genéricas sobre os contratos

A Lei que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei n. 13.874/2019) inseriu dois parágrafos no mencionado art. 113 do Código Civil.

Fonte: FILHO, R. P.; GAGLIANO, P. S. Novo curso de direito civil - parte geral. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2022. E-book

Texto II

De outro lado, para o caso de as partes não terem pactuado regras diversamente, a LLE estabeleceu regras interpretativas dos negócios jurídicos para prestigiar, sempre, a vontade das partes (art. 113, § 1.º). Em suma, estas são as regras previstas nos incisos do § 1.º do art. 113 do CC a serem aplicadas cumulativamente (OLIVEIRA, 2019).

Fonte: OLIVEIRA, Carlos E. Elias de. TARTUCE, Flávio. Lei da Liberdade Econômica: diretrizes interpretativas da nova lei e análise detalhada das mudanças no Direito Civil e nos registros públicos – parte 2. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2019/09/25/mudancas-no-direito-civil-lle/. Acesso em set. 2022.

A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

Segundo o que dispõe a Lei 13.874, a interpretação do negócio jurídico deve lhe atribuir o sentido que for confirmado pelo comportamento das partes posterior à celebração do negócio.

Segundo o que dispõe a Lei 13.874, a interpretação do negócio jurídico deve lhe atribuir o sentido que corresponder à boa fé.

Segundo o que dispõe a Lei 13.874, a interpretação do negócio jurídico deve lhe atribuir o sentido que corresponder aos usos, costumes e práticas do mercado relativas ao tipo de negócio. Segundo o que dispõe a Lei 13.874, a interpretação do negócio jurídico deve lhe atribuir o sentido que for mais benéfico à parte que não redigiu o dispositivo, se identificável.

Considerando o contexto apresentado, é CORRETO o que se afirma em:

Escolha uma: a. I e III, apenas.

b. I, II, III e IV.

c. I, II e III, apenas.

d. II e IV, apenas.

e. I, II e IV, apenas.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee