EST - O projeto das estruturas de concreto armado envolve duas etapas distintas, porém de igual importância para a obtenção de uma estrutura bem projetada. Numa primeira etapa, avaliam-se as cargas e os esforços solicitantes e realiza-se o dimensionamento dos diversos elementos estruturais, introduzindo-se os coeficientes de
segurança. Esta é a etapa correspondente à análise dos estados limites últimos, onde a preocupação fundamental é com a segurança da estrutura. Numa segunda etapa, deve-se verificar os estados limites de utilização: estado limite de abertura das fissuras e estado limite de deformações excessivas. Para essas verificações, consideram-se as combinações de serviço das ações, ou seja, os esforços são obtidos para o carregamento de serviço.
Segundo a ABNT NBR 6118:2014 para um adequado comportamento da estrutura quanto à aceitabilidade visual, referente a deformação excessiva o valor limite da flecha é de L/250. Assim, para uma viga de concreto armado com vão L igual a 5,0 m e valor da flecha total igual a 2,65 cm, o valor da contra flecha mínima, em centímetros, deverá ser de:
2,65.
0,65.
1,45.
1,21.
1,68.