Ética deriva da palavra “ethos”, que significa caráter, modo de ser. Pode-se entender por ética como o comportamento individual baseado em um código de conduta que deve ter aplicabilidade geral. A ética é refletida para se chegar à melhor escolha, de modo que não se abale a vida em sociedade e não desrespeite a individualidade dos outros. Há os chamados códigos de ética que são condutas de determinados grupos dentro da sociedade. Eles são distintos, dependendo do grupo a que se referem. Há códigos de ética para cada profissão, outros que envolvem a política e a sociedade, enfim, há vários códigos de ética e cada um deles tem por objetivo orientar as ações de cada grupo. Não há pessoas ou grupos SEM ética. O que se encontra são pessoas ou grupos éticos ou antiéticos.
SILVA, Cintia Maria Trojano. Moral e Ética. Jus.com.br, Teresina, 23 set. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/93453/moral-e-etica. Acesso em: 12 abr. 2023.
TEXTO 2
[...] desde a década de 1970, surgiram teóricos da chamada ética aplicada, um ramo recente da reflexão filosófica da qual podemos destacar temas como bioética, ética ambiental (ou ecoética) e ética dos negócios.
ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009.
Considerando os dois textos apresentados e aspectos da ética aplicada nos diversos ramos, assinale a alternativa correta.
A)
A ética aplica-se somente na esfera profissional, descartando-se uma ética individual.
B)
A ética, após 1970, circunscreve-se às ciências tecnológicas e econômicas.
C)
A ética envolve as áreas de pesquisa e seus profissionais e as pessoas da esfera privada.
D)
O diálogo sobre a ética, a partir de 1970, restringe-se à Filosofia.
E)
A ética, atualmente, limita-se ao espaço público e político.