EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO MARKETING
Com certeza já ouvimos falar em escambo. Essa é uma prática em que se troca mercadorias por mercadorias. Nessa época, ainda não havia a produção e comercialização de produtos em massa como temos hoje. Assim, tivemos uma evolução no sentido da produção e distribuição de mercadorias, e isso está diretamente ligado à evolução do marketing. Se hoje estamos na era do marketing 4.0, é possível entender que tivemos outras eras.
Podemos entender o marketing como o arcabouço de ferramentas utilizadas para a concepção, promoção e distribuição dos produtos, ou então, nas palavras de Kotler e Keller (2012, p. 3) “o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”.
Essa “identificação e satisfação” das necessidades humanas, no nosso estudo, está ligada às mercadorias (produtos/serviços) que são disponibilizados no mercado. Aliás, marketing vem de “market + ing”, que significa “mercado em ação”. Com isso, o marketing é a área de estudo do mercado, para entendê-lo e para agir nele.
Quando pensamos em marketing, ainda em seu nascimento como área de estudo, temos alguns marcos:
o termo composto de marketing foi cunhado por Neil Borden;
Jerome McCarthy classificou o composto nas atividades – produto, preço, promoção e praça;
Theodore Levitt publicou o artigo “Miopia do marketing” na Harvard Business Review, em 1960, no qual afirmara que a miopia é concentrar os esforços mercadológicos nos produtos e não nos clientes;
em 1967, Philip Kotler lançou Administração de marketing, seu best-seller, sendo o livro mais utilizado nas escolas de gestão de todo o mundo, e que já passa de mais de 10 edições.
Esse texto de Levitt foi importante, pois ele marca uma guinada na evolução do marketing. Antes de entrar nela, vamos lembrar que, após as revoluções industriais, a produção passou a ser em massa, cujo foco era “escoar” essa produção e o objetivo era apenas ampliar a oferta, pois como havia pouca diferenciação entre os produtos, a demanda estava garantida. Isso mudou no pós-Segunda Guerra Mundial, com a difusão das empresas que passaram a atuar de forma global.