-
Uma barra apresenta a 10 °C comprimento de 90 m, sendo feita de um material cujo coeficiente de dilatação linear médio vale 19. 10^-6 °C^-1. A barra é aquecida a 20 °C. Determine:
a) a dilatação ocorrida;
b) a dilatação relativa, expressa em porcentagem;
c) o comprimento final da barra.
-
Uma barra de cobre apresenta, a 0 °C, comprimento igual a 75 cm. A que temperatura devem ser aquecida para que seu comprimento se torne 79 cm? Dado o coeficiente de dilatação linear do cobre é α = 16. 10^-6 °C^-1.
-
O gráfico mostra como varia o comprimento de uma barra metálica em função da temperatura.
a) Determine o coeficiente de dilatação linear médio do material, no intervalo de temperatura considerado.
b) Considerando que o gráfico continue com as mesmas características, determine o comprimento da barra a 70 °C.
-
Uma barra de ouro tem a 0 °C o comprimento de 100 cm. Determine o comprimento da barra quando sua temperatura passa a ser 50 °C. O coeficiente de dilatação linear médio do ouro para a temperatura considerada vale 15. 10^-6 °C^-1.
-
Na figura está representado o gráfico de comprimento de duas barras, A e B, em função da temperatura. Sejam respectivamente as dilatações lineares das barras A e B.
-
Um fio apresenta inicialmente comprimento de 8 m a 0 °C. Ao ser aquecido até 50 °C, seu comprimento aumenta 0,08 cm. Determine o coeficiente de dilatação linear médio do material que constituiu o fio.
-
Quase todos os substâncias, sólidos, líquidos ou gasosos, se expandem quando aquecidas. Uma tubulação de cobre, que possui 10 m de comprimento, é submetida a uma variação de temperatura de 20 °C a 40 °C, qual a dilatação sofrida pelo tubo, em mm?
-
Uma barra metálica de 1 m de comprimento é submetida a um processo de aquecimento e sofre uma variação de temperatura. O gráfico abaixo representa a variação de ΔL, não no comprimento da barra, em função da variação de temperatura ΔT, em °C.
-
Uma barra de metal de que é feita a barra, em unidades 10^-5 °C?