. Existe um tipo de conflito cultural que é definido como um embate de opiniões relacionadas às mais diversas áreas que compõem o tecido social. De acordo com a ideologia ou a visão política de um cidadão ou grupo, em divergência com grupos que pensam de modo oposto sobre este ou aquele assunto, este conflito potencial pode, facilmente, instaurar-se. Imbernón chama tal conflito de guerra cultural, que se manifesta como desacordo de costumes, de diferenças religiosas e de posições ideológicas, entre outras causas. Sobre ela, pode-se afirmar que:
Não existindo mais um racismo institucionalizado, a simples linguagem com teor racista não apresenta um mal a ser evitado.
Na análise em larga escala do panorama mundial, a guerra cultural perdeu totalmente suas forças, graças ao fenômeno da globalização.
A proposta da pedagogia em favor da paz e contrária à guerra cultural pode ser uma resposta a esse tipo de conflito.
A guerra cultural pode ser considerada como um movimento em favor da liberdade, pois defende os direitos da cultua majoritária.
Manifestar nas redes sociais nossos pontos de crítica e não aceitação sobre outra cultura ou etnia enfraquece este conflito.